TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explorando Experiências Pessoais Através do Desenho

Por:   •  1/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÕES DE PROJETO DE INTERVENÇÃO

1. TÍTULO

Olhos que Contam Histórias: Explorando Experiências Pessoais Através do Desenho.

2. APRESENTAÇÃO

A dinâmica proposta consiste em incentivar os alunos a desenharem um lugar que visitaram, gostariam de ter ido nas férias ou uma atividade prazerosa que realizaram, utilizando um auxílio visual como um CD ou transferidor para desenhar os olhos. Esta atividade tem o potencial de promover uma variedade de habilidades cognitivas, emocionais e interpessoais entre os alunos.

Em primeiro lugar, a dinâmica de desenho proporciona uma oportunidade para os alunos expressarem suas experiências pessoais de uma forma criativa e significativa. Como observado por Howard Gardner, "o desenho é uma maneira de expandir nossa compreensão do mundo". Ao representar seus lugares ou atividades favoritas, os alunos estão não apenas praticando habilidades artísticas, mas também articulando suas memórias e emoções associadas a esses eventos.

Além disso, ao utilizar um auxílio visual como um CD ou transferidor para desenhar os olhos, os alunos estão envolvidos em uma atividade de coordenação motora fina, que é crucial para o desenvolvimento da destreza manual e da precisão perceptiva. Como afirmado por Lev Vygotsky, "a arte é um instrumento eficaz de desenvolvimento motor fino e controle muscular".

Por fim, essa dinâmica também promove a colaboração e a troca de experiências entre os alunos, incentivando-os a compartilhar suas histórias e a apreciar as experiências uns dos outros. Como disse John Dewey, "a educação é um processo social. A educação não é preparação para a vida; é vida em si mesma".

Portanto, essa dinâmica de intervenção não apenas estimula a expressão criativa e o desenvolvimento motor, mas também fortalece as habilidades sociais e emocionais dos alunos, contribuindo para uma experiência de aprendizado holística e enriquecedora.

3. OBJETIVOS

O Objetivo geral:

• Desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e interpessoais.

Os objetivos específicos:

• Estimular a expressão criativa e a comunicação.

• Aprimorar as habilidades motoras finas e a coordenação motora.

• Fomentar a colaboração e o compartilhamento de experiências.

4. METODOLOGIA

Introdução e contextualização: Inicie a dinâmica explicando o propósito e os objetivos da atividade, destacando a importância da expressão criativa, do desenvolvimento motor e da colaboração entre os alunos.

Instruções e materiais: Distribua o material necessário para a atividade, como papel, lápis de cor, CDs ou transferidores para utilizar como auxílio visual na representação dos olhos. Explique claramente como os alunos devem utilizar esses materiais para desenhar o lugar que visitaram, gostariam de ter ido nas férias ou uma atividade prazerosa que realizaram, enfatizando a importância de usar a criatividade e expressar suas emoções.

Desenvolvimento da atividade: Permita que os alunos tenham tempo suficiente para realizar seus desenhos com atenção e cuidado. Encoraje-os a se concentrarem nos detalhes e nas emoções associadas às experiências que estão representando. Esteja disponível para auxiliá-los e tirar dúvidas, se necessário.

Compartilhamento e discussão: Após os alunos concluírem seus desenhos, promova um momento de compartilhamento em que cada aluno possa mostrar e explicar seu desenho para a turma. Incentive os colegas a fazerem perguntas e comentários sobre as experiências compartilhadas, criando assim um ambiente de troca e aprendizado mútuo.

Reflexão e conclusão: Finalize a dinâmica conduzindo uma breve reflexão sobre as experiências vivenciadas durante a atividade. Pergunte aos alunos como se sentiram ao compartilhar suas histórias e ao ouvir as histórias dos outros. Destaque a importância da expressão criativa, do desenvolvimento motor e da colaboração interpessoal na aprendizagem e no crescimento pessoal.

Avaliação: Ao final da dinâmica, avalie o desempenho dos alunos considerando a qualidade dos desenhos, a participação no compartilhamento e a interação durante a atividade. Utilize essa avaliação para identificar pontos fortes e áreas de melhoria, visando aprimorar futuras intervenções pedagógicas.

5. CRONOGRAMA

O que fazer? Quando Fazer? Datas: Responsáveis:

Introdução, contextualização e distribuição de materiais (10 minutos) 14/02/2024

Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com