TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

Por:   •  24/6/2019  •  Seminário  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO – CAMPUS OLINDA

CURSO TÉCNICO EM ARTES VISUAIS

Modelagem em argila

Memorial Descritivo

Vanessa Maria Silva Rodrigues

OLINDA

2017

Vanessa Maria Silva Rodrigues

Modelagem em argila

Memorial Descritivo

[pic 1]

                

OLINDA

2017

1 Apresentação

        A modelagem em argila é uma linguagem artística que estimula a sensibilidade e a criatividade através da transformação da matéria. O ato de manipular a argila representa um modo de expressão simbólico e lúdico que possibilita uma visão tridimensional e texturizada das coisas. Essas características contribuem para que esta prática seja utilizada para fins educativos.

        Foi proposto aos estudantes da disciplina de Modelagem em Argila, como parte do processo avaliativo, a produção de uma cabeça, utilizando argila, como forma de vivenciar na prática os procedimentos técnicos envolvidos no processo de modelagem.

2 Ideias motivadoras 

O fato de estarmos aqui e que eu esteja dizendo essas palavras, já é uma tentativa de quebrar o silêncio e estender uma ponte sobre nossas diferenças, porque não são as diferenças que nos imobilizam, mas o silêncio. E restam tantos silêncios para romper!

(Audre Lorde)

        Diante da conjuntura de avanço do conservadorismo e, consequentemente, aumento dos discursos de ódio construir em argila a figura de Luiz Inácio Lula da Silva representa uma forma de homenagear a nossa democracia que há um pouco mais de dois anos foi golpeada.

        Lula não é somente um símbolo para o Partido dos Trabalhadores (PT), ele representa nesse momento um leito histórico que foi aprisionado. Diante do golpe midiático-parlamentar que sofremos, Lula representa a ampliação e democratização do ensino superior, o acesso à energia elétrica e a água, uma moradia digna e direitos básicos fundamentais.

        É evidente que houve limites e contradições durante o seu governo, porém, é irresponsável negar os avanços proporcionados pelas políticas implementadas e o aumento da qualidade de vida do povo que se vê nesse momento tendo seus direitos elementares sendo retirados. Portanto, ratificar a imagem de Lula consiste em insistir na democracia.

3 Procedimentos Técnicos

Montagem da Estrutura

        Inicialmente, foi realizada a manipulação do bloco de argila para retirada de impurezas e homogeneização (figura 1). Em seguida, foi iniciada a produção dos moldes em três formatos: retangular, cilíndrico e oval. Estes moldes correspondem, respectivamente, ao busto, pescoço e a cabeça. Estes moldes foram conectados até formar uma estrutura estável (figura 2). Após este procedimento, foi feita uma marcação manual da posição geral dos elementos que compõe o rosto (olhos, sobrancelhas nariz, boca e orelhas), como o auxílio de recursos fotográficos (figura 3 e 4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (293.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com