TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Texto "Clássico e romântico" de Argan

Por:   •  19/3/2020  •  Abstract  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

História da Arte - Fichamento do texto

ARGAN, Giulio Carlo. Clássico e Romântico, in Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. Pp. 11-74.

Argan inicia seu livro delimitando o Clássico e o Romântico na história da arte e tão presentes na cultura moderna que se usa e brinca com esses conceitos. Falando de forma simples o Clássico seria a arte antinga Greca-romana feita por volta dos séculos XV e XVI no mediterrâneo enquanto o Romântico teria tido sua fase mais importante da Idade Média cristã no mundo nórdico. Tais concepçoes surgem durante o século XVIII junto da idéia da filosofia da arte, a estética, e junto dela a idéia de que a atividade artística deixa de ser uma ferramenta para a compreensao do mundo e passa a ser puramente uma atividade com a funçao de produzir arte, misturando a certeza teórica do clássico e a intensionalidade romântica. No entanto, segundo Argan, as consideraçoes comuns de épocas artisticas na passagem do século XVIII para o seguinte não é mais válida e ele defende que ao invéz de haver um revesamento de fases Romântico, Neoclássico, Romântico, tudo se resumiria em uma única arte em suas diversas fases processuais que perduraria não só como arte Romântica, mas como Moderna e até Contamporânea. Tal vertente se preocupa na arte nascida da própria vontade de fazer arte, que funciona não só como um meio de compreensao mas como de representaçao do espirito humano e de suas relaçoes com a sociedade, tendo em conta o suplime e o pitoresco como nortes.

O SUBLIME E O BELO

O sublime é visto como o belo, completamente subjetivo, e o pitoresco, por sua vez, seria mais ou menos o processo da sensaçao ao sentimento, a maneira de transmitir sentimentos, sensaçoes e mesmo o pensamento do artista para os outros atravez de sua obra. Ambos conceitos caracterizam a relaçao da natureza e do humano, causando diversas reaçoes sobre o espectador e tratando de considerar a natureza também junto da razao. Em resumo, o sumblime e o pitoresco representam juntos a dificuldade na relaçao entre o indivíduo e o coletivo sem que um eclipsie o outro, e busca uma soluçao para que a necessidade não anule a liberdade.

O NEOCLASSICISMO HISTÒRICO

A critica do Neoclassicismo sobre o Rococó e o Barraco leva que a arquitetura deixe de se preocupar com a tecnica utilizada para demonstrar a imaginaçao e passe a ser mais prática, tendo como objetivo construir o que a sociedade necessita.

O primeiro conceito de "Estética" é de Baumgarten em 1735 e consiste de que a Estética é uma filosofia sobre a arte que mistura o conhecimento com a açao e a relaçao com o "belo", seja o da natureza ou o da arte. A cidade deixa de ser patrimonio do clero ou das grandes famílias e passa entao a ganhar valores diferentes onde se preocupam a mostrar a modernidade e os progressos. A produçao em serie começa a surgir substituindo o artesanato pela indústria e pretende-se harmonizar a arquitetura com a ordem social, fazendo com que surja o urbanismo.

O ROMANTISMO HISTORICO

A Arte do Romantismo seria provinda da inspiraçao, mas esta inspiraçao é fruto do recolhimento e reflexão, e passa entao a ser uma arte que se relaciona com o povo. Ela busca desvincular a arte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com