TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme billy elliot

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 4

ESTÉTICA I

BILLY ELLIOT

ARTE E FAMILIA

Nome: Pedro Henrique da silva

No que tange o campo da estética, demonstrar  a relação arte e família  no  filme  apresentado , é perpassar pelo campo  da arte, do sentimento, e  da beleza .  De  forma que  a  sensibilidade seja  colocada demonstrável,   uma   vez  que  é  através  dela,  que  o ser humano  alcança o  belo.  Neste sentido podemos dizer  que  o  homem é  o  lugar  da  beleza,  abrindo  assim um  particular para  a  dança  na  vida  de  Billy.

Durante todo o filme é possível perceber como a beleza acontece  na  vida  de  Billy, tanto  fora  de  si , como  dentro  de  si,   no  âmbito  da  percepção  e  da  gestualidade  condições que  a dança proporciona  para  seu  espírito, proporcionado assim a  arte. Usando de seu próprio corpo Billy troca o  boxe  pelo balé  por  que  se  sente  encantado  com  a  dança , ou seja  o  seu  ser não  sente  atração pela  luta , uma vez  que  essa  não se  realiza  na  sua  humanidade ,  já  a  dança  por  meio  de  sua  arte ,  envolve  completamente  a  pessoa  de Billy  e  por  isso  para  sua  própria  realização enquanto  pessoa  humana  ele contraria as  expectativas de  seu pai. Para Babolin  a  dança é  “ um  modo  de  existir,  não é uma  simples brincadeira, é  celebração e  participação e  não puro  espetáculo. Dançar  significa experimentar e exprimir com  a máxima  intensidade a relação do homem com a natureza,  com a  sociedade com o  futuro e  seus  deuses.” Daí Billy é  uma verdadeira estética da existência. A participação de pessoas como a senhora Wilkinson na  vida  de  Billy  foi  de  grande   importância para evolução dessa estética ,porque  ajudou Billy, a superar  suas  limitações ,  seja elas físicas, por  meio da  aprendizagem da  dança, e  também emocionai, pelo ato de encoraja-lo a alcançar seu ideal enfrentando a  família  cujo  a  presença do Pai  era de um tradicionalismo extremo.

No âmbito familiar, a primeira posição do pai de Billy é de  repulsa em  relação ao  balé, o que o  torna um  homem  severo e  insensível, mas  no decorrer do filme é  notável  que  o mesmo  perceba  a  importância e a arte que se  encontra  por  trás de um simples desejo, que na verdade é um passo decisivo para  a  realização de  seu filho, de  forma , que o pai o pode compreender após  muito  sofrimento.  Revelando  assim  um  exemplo de  superação seja dos preconceitos,dos  limites  financeiros , enfim é  uma  atitude  que  demonstra  confiança em si próprio. Billy nos revela com seu  testemunho  de  vida , a libertação  por  meio  da  introspecção, que  mergulha no  mais  intimo de sí, e  por meio da  autencidade, revela  a verdadeira pessoa  que  somos , gerando a  libertação de tudo o que  nos prende  impedindo que demonstremos quem somos .  Billy  transcende   toda  experiência   familiar,  inclusive a  afirmação do mesmo  ser  homossexual . Portanto legitimo afirmar que a  dança não se  reduz a  brincadeira ou um  espetáculo e  sim  a um  modo de  existir,  uma  vez  que  ela permite ao ser  humano  viver profundamente o  seu  espírito, mostrando-se como de fato é  sem utilização de  máscaras, ou  seja , por  meio  da  dança ele revela o seu ser e  vive ao mesmo tempo. Ela o  realiza à medida que  permite  expressá-lo em  sua  autencidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com