TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mosaico de Khirbat Al-Mafjar

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Mosaico de Khirbat Al-Mafjar

[pic 1]

Ano Letivo: 2014/2015

UC: Arte Islâmica

Mosaico de Khirbat Al-Mafjar, representa um leão atacando uma gazela, debaixo deu ma árvore e com duas gazelas a observar. No centro, está uma grande árvore que tem frutos que se parecem com maçãs. A folhagem da árvore, cresce a partir de dois troncos verticais que são paralelos.

        Com a publicação de uma biografia do Califa Wallid II, que era considerado um playboy e  provavelmente o fundador do palácio, feita por Robert Hamilton. Este teve um interesse, no estudo do palácio, na sala de banhos. Esta sala de banhos e a sala a música, são identificados como uma sala privada, onde está situado o mosaico.

        Ao entrar na sala, vê-se o leão a atacar a gazela do lado direito, e do lado esquerdo, as duas gazelas que estão a observar. Isto, na perspetiva do espetador. Porque na realidade, no lado esquerdo  estão as gazelas a observar, e no lado direito leão a atacar a gazela.

        Na publicação do artigo “Leão conquistador”, Ettinghausen, viu o mosaico como símbolo de  realeza. Mas mas tarde, adicionou uma dimensão mais referente á política, onde identificou a sala, como sala do trono e a imagem seria uma representação do mundo islâmico, simbolizada pelas duas gazelas a pastar, em oposição o leão simbolizava o mundo fora do reio do Islão. Baseando-se nesta interpretação, esta é uma iconografia cristã, da oposição do bem e do mal.

        Esta interpretação política não é consistente com a  localização do mosaico. Este foi desenhado para expressar o carácter privado do quarto e também as características de Wallid II. Assim, sugere que o leão não é tão perigoso como aparenta. Ao ver o leão atacar a gazela, as outras  gazelas, não fazem esforço para escapar. Os seus corpos estão dirigidos para o leão atacante e a as postura não sugere que o leão seja uma ameaça.

        Outra interpretação para o leão não ser agressivo, é a sua orientação. O mosaico não está orientado para estar de frente para alguém ver se estiver sentado, esse está orientado pars quem entra.

        Ao procurar-mos uma antítese entre os dois lados da imagem, esta não é boa nem má, mas força e fraqueza. Ou então mais particularmente o homem simbolizado pelo leão conquistador e a fêmea simbolizada pelas gazelas graciosas. Também se olharmos para a preza do leão, esta é delicada e graciosa, podendo dizer que é a beleza feminina, ou que estas são parecidas com as virgens do paraíso. Para além de ser um símbolo da beleza feminina, a gazela era celebrada na cerâmica de caça arábica dos períodos pré-islâmicos. Esta sua elegância e rapidez fascinava o caçador e seduziam-no.

        Na interpretação dos sonhos, encontra-se informação interessante deste contexto A adquirir uma gazela por técnicas de caça é igual a adquirir uma rapariga escrava. Depois matar a gazela, simboliza desflorar a rapariga escrava.

        Na literatura arábica, o leão é um símbolo de força, coragem, realeza. Na estátua de Wallid II que estava no nicho a sala da música, esta estátua tinha um par de leões aos seus pés. Isto, porque Wallid II se identifica com um leão.

        O artista do mosaico, adaptou-o á sala em que estava inserido. Interpretando leão como tendo um significado erótico, para estar de acordo com o carácter privado da sala. A função destes como “quarto separado” neste cenário de prazer, estaria mais uma vez de acordo com as cenas de orgia narradas na biografa de Wallid II. Se olharmos para a árvore de perto, podemos dizer que os dois ramos estão entrançados de uma maneira que sugere um abraço erótico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (112 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com