TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CATOPÊS NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

Por:   •  25/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

INCENTIVO E PRESERVAÇÃO DA CULTURA DOS PERSONAGENS POPULARES.

Justificativa

Nas médias e grandes cidades, as festas patrióticas, históricas e profanas, se destacam, enquanto nas pequenas cidades e nos povoados do interior, os festejos locais ocupam quase todo o calendário.

A cidade de Montes Claros está localizada no interior de Minas Gerais, onde acontece as Festas de Agosto, também conhecida como Catopês. É uma festa onde se destacam figuras populares, representantes do folclore local. A primeira notícia que se tem sobre as Festas de Agosto, é datada de 23 de maio de 1839, sendo que há quase duzentos anos em datas que variam no decorrer dos tempos. Durante essa festa ocorre a apresentação das Marujadas, Caboclinhos ou Cabocladas e Catopês. Com o passar dos anos, a festa adquiriu novos aspectos, ganhando novos significados e mantendo-se.

A dança dos Catopês é de tradição e origem africana, incorporada à nossa cultura. Essa manifestação corporal pode auxiliar nos métodos de resgate e preservação da cultura afro-brasileira, destacando os personagens populares, homens e negros, que dançam, cantam e se expressam, construindo uma identidade coletiva. Os Catopês se compõem somente por homens e se agrupam calorosos, sendo considerados os donos da festa, organizando e acompanhando o que ocorre. No dia da festa, os dançantes saem pelas ruas cantando e dançando , estabelecendo uma comunicação entre o Catopê que emite e o público que aprecia a mensagem congadeira.

 Por isso, observa-se uma necessidade de levar essa festa popular para a zona rural, especialmente os catopês, que é composto por homens. Estes merecem uma maior atenção pelo fato dos jovens, principalmente os rapazes, estarem mais propícios ao envolvimento com infrações de ordem econômica, cultural, política e psicológica. Os diferenciais de mortalidade de homens e mulheres podem ser socialmente determinados pelo estilo de vida, costumes, hábitos e comportamentos sociais, urbanização e nível socioeconômico.

Sendo assim, nota-se a importância de atividades nas zonas rurais voltadas para festas populares, pois esse tipo de festividade requer um envolvimento e comprometimento dos moradores locais na realização do evento, auxiliando na interação entre os envolvidos, trabalhando a cultura regional, tornando os jovens menos vulneráveis ao envolvimento em situações de risco social.

Objetivo geral

Desenvolver oficinas através de manifestações corporais e rituais festivos, auxiliando no

processo de resgate e preservação dos personagens populares.

Objetivos específicos

- Atender jovens de 17 a 29 anos da comunidade de Monte Sião e comunidades circunvizinhas;

- Estender a cultura da cidade de Montes Claros às comunidades rurais;

- Priorizar o atendimento ao sexo masculino;

Cronograma das atividades – duração três meses

1º mês:

Introdução a manifestações culturais e artísticas;

Iniciação à aula de canto;

Iniciação à instrumentalização;

Iniciação à aulas de dança.

2º mês:

Aulas de Canto;

Aulas de instrumentalização (Pandeiros, caixas, flautas de bambús, tambores, chocalhos, violas, rabecas e marimbas);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (356.7 Kb)   docx (267.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com