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O CONTRAPONTO REGRAS GERAIS

Por:   •  9/5/2019  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

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CONTRAPONTO

REGRAS GERAIS

Regras de Condução Melódica:

  • Indo para uma consonância perfeita – Movimento Contrário ou Oblíquo
  • Indo para uma consonância imperfeita - Qualquer movimento

Intervalos:

Consonâncias

  • Consonâncias Perfeitas: Uníssono, 5ª J e 8ª J.
  • Consonâncias Imperfeitas: 3ª M e m, 6ª M e m.

Dissonâncias

  • 2ª M e m, 7ª M e m
  • 4ª J
  • Todos os outros intervalos Aumentados e Diminutos.

Regras de Cantus Firmus (CF)

  • A tessitura não deve ultrapassar uma 10ª
  • Delinear uma linha melódica com apenas um clímax
  • Não realizar dois saltos consecutivos
  • Evitar saltos consecutivos de 3as
  • Os intervalos melódicos mais aceitos são: 2ª até a 6ª e a 8ª
  • Após um salto fazer um movimento contrário por grau conjunto
  • Todos intervalos aumentados e diminutos devem ser evitados
  • Sequencias, motivos são evitados
  • Cruzar as vozes devem ser usadas apenas em casos excepcionais, mas em geral são evitados.

1ª Espécie – Nota contra Nota

  1. A nota inicial deve ser uma consonância perfeita (Uníssono, 5ª e 8ª); na voz inferior apenas o Uníssono e 8ª.
  2. Os intervalos que podem ser utilizados na 1ª Espécie são apenas consonâncias (pefeitas e imperfeitas) com a exceção do uníssono que deve ser utilizado apenas no começo e/ou no fim.
  3. Todos as regras de movimentação melódica são utilizadas, é possível repetir a mesma nota 2 vezes (única forma de conseguir o movimento oblíquo), intervalos de 5ª e 8ª paralelas são evitadas.
  4. Deve se terminar com o intervalo uníssono ou 8ª,  o penúltimo compasso deve ser uma 6ª M se o CF for inferior, e uma 3ª m se o CF for superior.

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