TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Pessoal

Por:   •  27/3/2016  •  Ensaio  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

Currículo

Várias são as transformações ocorridas na área educacional, com o avanço tecnológico, o processo da globalização da economia e mudança de âmbito social a escola vem sendo influenciada a adaptar suas características metodológicas, dentre essas adaptações um novo paradigma vem sendo implantado na área educacional: a Pedagogia de competência e habilidades.

Portanto para a educação Municipal de Jacaraci, busca esta em consonância  com a LDB, os Parâmetros Curriculares Educacionais e os Conteúdos referenciais do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para tender de maneira eficaz a organização curricular de todas as escolas municipais frente às novas tendências pedagógicas.

Diante disso percebe se a necessidade de uma mudança significativa da função social da instituição educacional, resultado que, Educar para competências e proporcionar ao aluno condições e recurso capazes de intervir em situação/problema em seu cotidiano. Partindo se do pressuposto que currículo é movimento e uma construção sócio histórica, entende se que hoje, faz se necessário elaborar novas e mais precisas orientações curriculares nacionais para o ensino fundamental.

O objetivo da escola e dos educadores não é o de transmitir aos alunos conhecimentos indispensáveis à compreensão da educação como fator social, mas despertar nele o interesse e a curiosidade de conhecer a realidade que o cerca, buscando com o planejamento escolar a construção de novos conhecimentos, gerando assim possibilidades de aprendizagem significativa e contextualizada.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais introduzem os temas transversais que, tomando a cidadania como eixo básico, vão tratar de questões que ultrapassam as áreas convencionais, mas permeiam a concepção, os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas dessas áreas. Essa transversalidade supõe uma transdisciplinaridade, o que vai permitir tratar uma única questão a partir de uma perspectiva plural. Isso exige o comprometimento de toda a comunidade escolar com o trabalho em torno dos grandes temas definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, os quais podem ser particularizados ou especificados a partir do contexto da escola. Tais temas são trabalhados  nesta escola de forma fragmentada pois o foco principal está no conteúdo programático e avaliações somatória, tendo como principal recurso o livro didático. Embora pareça serem abordados de forma contextualizada, por serem trabalhados intercalados aos conteúdos programáticos, com textos, pesquisas, vídeos e etc, percebe se uma atenção maior aos conteúdos tradicionais do currículo escolar, impedindo a autonomia dos alunos, para que desenvolva valores étnicos e morais.

Saúde e orientação sexual, contamos com o programa NASF ( Núcleos de Apoio à Saúde da Família) que realiza acompanhamento dos alunos na escola, saúde bucal, peso, altura, visão e etc. Além de realizar palestras nesta unidade. Além dos conteúdos e trabalhos realizados em sala de aula. E deve ser aprofundada de acordo evidência objetivas.

Os demais temas, Meio Ambiente, Pluralidade Culturais são abordados em datas especificas ou em conteúdos programático tradicionais, uma vez que  enfatizar os Temas Transversais são mais uma forma de incluir as questões sociais no currículo escolar, que se enriquece através da flexibilidade, uma vez que os temas podem ser contextualizados e trabalhados de acordo com as diferenças locais e regionais. Eles foram escolhidos por um critério de necessidades comuns em todo o território nacional (abrangência nacional) e por um discernimento de urgência social.

Quanto ao tema transversal Meio Ambiente, devemos lembrar que não se reduz apenas ao ambiente físico e biológico, mas abrange também as relações sociais, econômicas e culturais. Através dessa visão devemos propiciar momentos de reflexões que induzam os alunos ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental. 

E ao tema transversal Pluralidade Cultural  Pelo motivo da sociedade brasileira ser formada por diversas etnias, a abordagem da  tem como missão respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o contexto étnico brasileiro, estimulando a convivência dos diversos grupos e fazendo dessa particularidade um fator de enriquecimento cultural; embora não se pode perder de vista que as escolas devem ter autonomia para desenvolver o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, conforme expresso no art. 3º, inciso III da LDBEN.

 

Informática(   ) As aulas de informática, tal como a disciplina compreende apenas o 4º e o 5º ano do ensino fundamental.

Religião, embora seja uma disciplina, não é abordado em textos e situações do dia- a- dia.

Diante disso, é preciso que a equipe gestora, junto com a equipe escolar, discuta as opções didáticas a serem assumidas, promovendo os meios para que sejam postas em prática. Para isso, há, hoje, um conjunto de princípios educativos que vêm orientando as práticas pedagógicas contemporâneas. Considerando o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. Reconhecer que o conhecimento é construído, progressivamente, através da atividade própria do aluno e também através das interações sociais, isto é, de aluno para aluno e entre o professor e os alunos. Superar a fragmentação do saber dividido em disciplinas, enfatizando a interdisciplinaridade dos conhecimentos e a construção integrada de saberes, competências e valores que perpassam, de forma transdisciplinar, o conjunto do saber-fazer escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (278.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com