TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Da Arte No Contexto Da Educação Inclusiva

Por:   •  13/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  9.020 Palavras (37 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 37

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

GIULIA MOURA RIBEIRO – 1675530

O ENSINO DA ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

SANTA CRUZ DO SUL

2020


GIULIA MOURA RIBEIRO - 1675530

O ENSINO DA ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Monografia apresentada à disciplina de Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Artes Visuais.

Orientador (a): Prof (a).

SANTA CRUZ DO SUL

2020

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1 – Nise da Silveira Museu da Imagem do Inconsciente18

FIGURA 2 – Reserva Técnica. Guarda organização e conservação das obras produzidas nos ateliês terapêuticos20

RESUMO

O presente artigo tem objetivo investigar a importância do ensino da arte no processo de aprendizagem e inclusão de alunos com necessidades especiais, a partir de autores como: Maria Teresa Égler Mantoan, Ana Mae Barbosa, Claudia Colagrande, Romeu Kazumi Sassaki, Aurora Ferreira, dentre outros.  Pois no momento atual muito se questiona, quando se trata de Educação Especial Inclusiva, a legislação é explicita em termos de obrigatoriedade, mas não basta apenas inserir alunos com necessidades especiais educacionais; é preciso dar condições para que todos possam desenvolver suas capacidades de ensino aprendizagem. A arte possibilita que diferentes dimensões humanas possam se expressar e ser investigadas, refletindo sobre esse conceito de arte, percebe-se que a partir do trabalho que a mesma desempenha, é considerada um caminho a inclusão, através da interdisciplinaridade, envolvendo a relação entre o aluno e o ambiente escolar, construindo um processo interativo, possibilitando o desenvolvimento cognitivo, social e cultural do educando com necessidades especiais educacionais e o ingresso do mesmo na sociedade e ensino regular.

Palavras-chave: Arte. Educação. Inclusão. Necessidades especiais. Ensino aprendizagem.  


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO5

2 ARTE E INCLUSÃO, MARCOS HISTÓRICOS 8

3 A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL 11

3.1 A importância do projeto político pedagógico na disciplina de artes e na educação inclusiva13

3.2 A inclusão social por meio das artes: possibilidades e limites na educação 15

3.3 A contribuição de Nise da Silveira para inclusão através da arte 18

4 OS DESAFIOS DO EDUCADOR DE ARTE NO CONTEXTO INCLUSIVO20

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS25

  REFERÊNCIAS27

   

  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi decorrente de inquietações que surgiram ao longo do percurso acadêmico. Convém ressaltar que o presente estudo baseou-se em investigações bibliográficas para fundamentar a temática. Foi por vontade de tornar visível a sociedade às lutas travadas por educandos com necessidades especiais na educação e as possibilidades e métodos que podem ser utilizados, em prol de seu desenvolvimento, que se faz presente essa pesquisa, que por sua vez é de grande importância para a conclusão do curso de artes visuais nessa instituição de ensino superior.  

Pois, vivemos em um mundo cheio de mudanças, que envolvem o universo escolar. Com o passar dos tempos à humanidade vêm evoluindo em diversas áreas do conhecimento, como na arte, e também na Educação Inclusiva. A escola desempenha um papel importante na sociedade, que é ensinar, consequentemente a arte é uma das disciplinas que compõe o currículo escolar, a inclusão é consequência das mudanças que o meio escolar enfrenta, a mesma desempenha um papel relevante para a socialização e para a aprendizagem do aluno com necessidades especiais educacionais, de modo que estejas exercendo seus direitos de igualdade, estando inserido no ensino regular, tendo as mesmas oportunidades que os demais educandos.

Desde a década de 1990, as escolas tendem a seguir modelo de inclusão, atualmente as escolas buscam a inclusão educacional e também social, onde o aluno passa a participar de sala de aula regular. É um processo em que a escola se adapta ao aluno, e não o aluno se adapta à escola, pois, não basta apenas receber os alunos em sala de aula, a escola precisa estar preparada, desde a estrutura até a formação de professores para melhor atender a todos, estando preparada para lidar com as especificidades de cada aluno.

Em épocas passadas excluir pessoas com necessidades especiais do convívio social era um hábito considerado comum, hoje infelizmente essas práticas ainda existem, mas se apresentam de outras formas, não há a mais aquela crueldade, como faziam de sacrificar as pessoas que nasciam com alguma deficiência, onde eram jogadas em rios, penhascos ou torturadas, por serem julgadas como uma “maldição”, hábitos considerados comuns naquela época. Esse tipo de brutalidade já não é mais comum, pois temos leis que asseguram os direitos da pessoa com deficiência, mas muitas vezes a sociedade acaba excluindo-as do convívio social, taxando-as como incapazes de realizar atividades, julgando-as a uma condição de fracasso, mesmo antes de saber o que são capazes de fazer.

Mas deve-se levar em conta que o ser humano é como uma “caixinha de surpresas”, e não se pode julgar alguém por suas limitações, mas sim por aquilo que pode fazer. Não importa se a pessoa possui alguma deficiência ou dificuldade, pois a mesma pode surpreender, compensando suas limitações em superação, e a escola regular desempenha o papel de dar oportunidade para que os alunos especiais possam desenvolver suas habilidades, aprender da mesma forma que os outros, pois apesar das dificuldades o aluno pode estar motivado a ser um ser humano comum, capaz de conviver em sociedade, se desenvolver, se formar e trabalhar como qualquer outra pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (949.2 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com