TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenho Como Ferramenta Na Construção Do Conhecimento No Contexto Do Ensino Da Arte

Por:   •  30/3/2024  •  Artigo  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 12

                        CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

[pic 1]

O DESENHO COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO DA ARTE

DRAWING AS A TOOL IN THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ART TEACHING

                                                                [pic 2]

Cajazeiras, PB        

2023

INTRODUÇÃO        

        A Arte promove o desenvolvimento de conhecimentos e competências em diversas áreas de estudo. No entanto, a sua inserção no currículo escolar deve-se ao seu importante valor na construção humana. O ensino da arte passa por grandes transformações onde processo de ensino e de aprendizagem surgem a par. Cabe ao professor a produção de conhecimento pedagógico, participação na comunidade escolar e promoção da aprendizagem através do planeamento das suas ações articulando projeto educativo e curricular da escola (BERTOLANI et al., 2019).

        O ensino em artes tem o seu centro de gravidade no processo enquanto questionamento de problemas e não enquanto iluminação de problemas. Dito de um outro modo, estamos no domínio de uma didática das artes, perante uma realidade sempre renovada e sempre re-equacionável, pois a arte trabalha com realidades simultaneamente ligadas ao conhecimento e à criação (SILVA; SANTOS, 2019).

Nesse contexto, pelo desenho a criança pode desenvolver a liberdade e flexibilidade na sua expressão, e estará capaz de enfrentar adequadamente novas situações e ajustar-se melhor. Uma vez que se aceita que o progresso, sucesso e felicidade na vida dependem em grande parte da habilidade de ajustamento a novas situações, a importância da educação artística para o desenvolvimento da personalidade é facilmente reconhecida (SANTIAGO et al., 2018).

        A introdução do desenho no ensino da arte na escola favorece a construção de cidadãos conscientes, participativos, críticos e transformadores da sociedade. As crianças aprendem desde cedo a comunicar ideias, pensamentos, sentimentos, através da descodificação de linguagens não

verbais. Desenvolvem a criatividade, a percepção visual, a percepção estética, a coordenação motora, a noção espacial e lateralidade. A arte é um modo de conhecimento e aproximação entre indivíduos de culturas diversas. O Ensino da Arte por si só não transforma a educação, mas os processos criativos e experiências associadas, podem promover ações transformadoras (NOVAES; COSTA, 2022).

Pode-se conceber a o Ensino da Arte como um campo que constrói o conhecimento, mas também como construtor cultural e social, pois envolve a produção, a apreciação, a contextualização e a compreensão. De tal forma, faz-se necessário observar, apreciar, incentivar a curiosidade, a sensibilidade, o debate de ideias, a capacidade de se surpreender, de se colocar no lugar do outro, de imaginar, analisar, produzir, refletir e experimentar (TOLENTINO; MORENO, 2019).

Logo, verifica-se a necessidade de uma conexão entre teoria e prática nas salas de aula, como também a proposição de ações que possibilitem aos estudantes o fazer artístico, uma vez que só se aprende Arte fazendo Arte, nesse caso elaborando desenhos. Diante do exposto, faz-se a seguinte indagação: Quais os benefícios trazidos pelo desenho no ensino da arte na construção do conhecimento?.

O presente estudo objetiva servir de subsídio para o planejamento e gestão do ensino/aprendizagem nas escolas. Além disso, servirá para que os profissionais da educação possam utilizar-se dos resultados encontrados nesse estudo, usando as informações e assim efetivar a análise dos métodos e resultados já discutidos por outros pesquisadores do tema, a fim de compreender melhor a relação e a importância do desenho no processo de ensino/aprendizagem em Artes.

Tendo em vista a importância da presente investigação e tendo por base o referencial bibliográfico, o objetivo desse estudo é analisar e mostrar a importância do desenho como ferramenta na construção do conhecimento no contexto do ensino da arte.

2 MATERIAL E MÉTODO

Este estudo foi do tipo revisão de literatura, exploratória, descritiva, de caráter transversal sobre a importância do desenho como ferramenta na construção do conhecimento no contexto do ensino da arte.

A estrutura da revisão dividiu-se em seções, partindo do assunto mais abrangente ao mais específico, seguindo uma ordem cronológica das publicações, durante um período compreendido entre 2018 a 2022 (05 anos).

Esta revisão foi realizada com base em publicações da área, com a utilização dos seguintes descritores: “Ensino da Arte”, “Desenho”, “Desenvolvimento” e “Ensino/Aprendizagem”.

Os artigos foram obtidos por meio dos bancos de dados Scielo, BIREME, Portal da Capes, Science Direct, e Livros Acadêmicos que versavam sobre a temática abordada.

Usou-se ainda livros de leitura corrente (literários e/ou técnicos); Obras de referência (como dicionários e enciclopédias); Teses e dissertações; Periódicos científicos; Anais de encontros científicos e Periódicos de Indexação.

Os artigos selecionados atenderam aos seguintes propósitos estabelecidos: mostrar os benefícios trazidos pelo desenho no ensino da arte na construção do conhecimento; destacar subsídio para o planejamento e gestão do ensino/aprendizagem nas escolas. Catalogar informações efetivas sobre a temática; compreender melhor a relação e a importância do desenho no processo de ensino/aprendizagem em Artes.

Além disso, os critérios de inclusão foram: artigos relacionados ao tema e aos objetivos do trabalho.

Como critérios de exclusão, foram excluídos artigos que estavam disponíveis somente em resumo, artigos que embora abordassem a mostrar a importância do desenho como ferramenta na construção do conhecimento, não abordava no contexto do ensino da arte. Além disso, excluiu-se artigos que não se adequaram aos critérios de inclusão previstos para a composição deste estudo.

4 RESULTADOS

Após estabelecidos os critérios de busca utilizando os Descritores Controlados em Ciências da Educação foram obtidos 248 estudos, desses depois de utilizados os critérios de inclusão e exclusão acimas descritos se totalizaram 114 trabalhos, esses foram analisados na integra através da avaliação dos seus resumos e títulos sendo exclusos 86 dos estudos por não por não se adequarem ao objetivo proposto nesse estudo. 48 trabalhos foram selecionados para leitura completa e flutuante e destes 07 foram considerados legíveis para o estudo, sendo assim selecionados para a revisão integrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com