TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE ARTES VISUAIS: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO E O FAZER ARTÍSTICO NO AMBIENTE ESCOLAR.

Por:   •  31/7/2022  •  Monografia  •  6.251 Palavras (26 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 26

UNAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS “Dr. EDMUNDO ULSON”[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

Desafios e possibilidades na construção de identidade cultural através do fazer artístico nas séries finais do ensino fundamental.

 

ANA PAULA MARTINI

                ARARAS – SP

2022

Desafios e possibilidades na construção de identidade cultural através do fazer artístico nas séries finais do ensino fundamental.[pic 2]

 

ANA PAULA MARTINI

Orientador (a): Prof. Espg. ...

Monografia apresentada como exigência parcial para conclusão do Curso de Artes Visuais do UNAR – Centro Universitário de Araras “Dr Edmundo Ulson”.

ARARAS - SP

2022

[pic 3]

Parecer dos Avaliadores

RESUMO[pic 4]

Embora a educação artística tenha avançado ao longo dos anos, é comum observar nas instituições de ensino a deformação da prática por alguns professores. A realidade do ensino de educação artística nas escolas de hoje, sejam públicas ou privadas, é confundido com outras atividades, falta conteúdo, e dá aos alunos a percepção de que o momento da aula seja para recreação, um passatempo sem objetivos claros. Além das questões que cercam o ensino de Arte, a interdisciplinaridade das Artes Visuais com outros campos do saber tem despertado estudos na área da educação contemporânea, mudando o paradigma de produção do conhecimento alicerçado em outros conceitos. Assim, o presente trabalho tem como objeto de estudo o ensino e aprendizagem em Artes Visuais nos últimos anos do Ensino Fundamental. Para isso se faz o seguinte questionamento: como o ensino e a aprendizagem em Artes Visuais, baseada na interdisciplinaridade, pode contribuir para produção do conhecimento nos anos finais do Ensino Fundamental? Tendo como objetivo geral analisar a conexão entre Artes Visuais baseada na interdisciplinaridade e a produção de conhecimento nos anos finais do Ensino Fundamental e, em específicos, apresentar aspectos teóricos do ensino contemporâneo em Artes Visuais e verificar a contribuição da área relacionada à interdisciplinaridade para construção do conhecimento nesta etapa da educação básica. Metodologicamente, quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica elaborada por intermédio de revisão sistemática da literatura, de caráter qualitativa e exploratória, se utilizando livros, artigos acadêmicos publicados, revistas, visitas a portais relacionados ao tema. No percurso do ensino de Arte no Brasil houve significativos avanços e valorização da área como construtora do conhecimento, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que a disciplina seja reconhecida de fato na grade curricular, inclusive no Ensino Fundamental, principalmente na mudança de atitude dos professores.

Palavras-chave: Ensino da Arte. Artes Visuais. Linguagem Artística.

SUMÁRIO[pic 5]

INTRODUÇÃO        2

CAPÍTULO I.......................................................................................................05

1. Breve introdução sobre a história da arte......................................................11

CAPÍTULO II        05

  1. Ensino de arte no Brasil        22

CAPÍTULO III        10

3. O ensino contemporâneo em Artes Visuais        29

3.1 O ensino da Arte nos anos finais do ensino fundamental        29

3.2 Interdisciplinaridade aliada ao ensino das artes visuais        29

CAPÍTULO IV        02

4. Metodologia        29

CONSIDERAÇÕES FINAIS        02

REFERÊNCIAS        03

INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo discutir a contribuição do ensino de artes visuais para o desenvolvimento da identidade cultural dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Portanto, de início é preciso compreender o percurso histórico da arte. Resolvi listar algumas conquistas da história da arte, dividindo-as em cinco grandes blocos: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

 No segundo momento, faz-se necessário compreender o percurso histórico do ensino da Arte no Brasil, o qual não há como desvincular dos movimentos que desencadearam as transformações na educação brasileira.

Na sequência, ilustrando o ensino da arte contemporâneo, mostra a realidade dos dias atuais do ensino artístico, com enfoque nas linguagens das Artes Visuais evidenciando os anos finais do Ensino Fundamental, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s , Arte (1997, pg.45).

[...] além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance)

Portanto, o objetivo com este trabalho é mostrar como a arte pode ser desenvolvida, por meio do fazer artístico, auxiliando no desenvolvimento cultural em nossa vida escolar. Objetivando e destacando o importante papel da Arte na educação como elemento indispensável de aprendizagem para os alunos.

Identificar a importância do ensino da arte na educação em todas as fases, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Conscientizar a importância do ensino da arte, para os alunos que também é importante como às outras do ensino da educação. Conhecer a história da arte e no Brasil. Estimular e incentivar alunos observarão obras artísticas. Desenvolver atividade de forma mais participativa para os alunos. Conhecer as técnicas utilizadas no ensino da arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (787.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com