TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino de Arte

Por:   •  2/4/2017  •  Bibliografia  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Desde os tempos mais remotos, o homem tem a necessidade de passar o seu conhecimento para a próxima geração. Assim como a escrita e a matemática, a arte também se faz presente e indispensável até a atualidade.

Mais do que nunca o ensino da arte tem que estar em evidência nas escolas, pois o mundo em que vivemos está completamente cheio de imagens e signos visuais. Isto implica em uma grande necessidade da "alfabetização visual", isto é, o amplo aprendizado da história da arte, a análise de imagens e as relações da arte com o cotidiano, com as quais se pode finalmente entender as imagens produzidas até os dias de hoje.

Somente o aprendizado da história não basta, é preciso também despertar no aluno seu senso crítico em relação a todas as questões da sociedade que nos rodeia, como também ajudá-lo a amadurecer na produção de seus trabalhos.

Para o ensino de arte ter chegado até aqui no formato em que se encontra, muitas mudanças ocorreram, desde o reconhecimento da criança juntamente com o mundo da infância, até transformações no conceito de ensino e sua inserção no âmbito escolar.

No início do século XX, houve uma grande mudança no cenário escolar. A criança passou a ser vista como um indivíduo e começou a ser valorizado o seu pensamento e criatividade. O centro da preocupação educacional passou do professor e conteúdos para alunos.

Dessa forma, o ensino de arte também passou por mudanças. Deixou de adotar o método tradicional que abordava a cópia e o resgate clássico e iniciou um novo conceito de abrangência que relevava a manifestação artística infantil.

Como na arte, as outras matérias passaram a ter em consideração o referencial anterior do aluno para a aplicação de um novo conteúdo, com caráter totalmente livre e experimental, o que mais tarde acabou sendo questionado.

Assim sendo, a escola atual tem que encontrar um caminho que seja o meio termo entre o tradicionalismo e a total liberdade de expressão. Penso que o educador de arte e a escola devem colocar em prática a experimentação, mas não deixá-la solta e simplesmente abandonada ao seu mais puro contexto. Ela deve ser aliada a um conteúdo teórico onde possa ser inserida com qualidade de ensino aprendizagem, valorizando a expressão pessoal, mas não abrindo mão de toda referência artística dada até a atualidade.

A criança e o adolescente devem conhecer artistas e movimentos de arte, e podem conciliar todo esse conteúdo teórico com suas vivências pessoais, com temas de sua imaginação e com questões do seu mundo interior. Pois a vida e a educação estão ligadas intensamente, até mesmo depois da vivência escolar.

Também é importante ressaltar que a interdisciplinaridade deve acontecer, fazendo com que todas as matérias sejam integradas e que o aluno veja nelas suas semelhanças. A arte pode ser aliada de qualquer matéria, assim como qualquer disciplina pode ser relacionada com arte.

Portanto o ensino de arte deve se basear na liberdade e na individualidade de cada um, e no mútuo ensino-aprendizado entre professor e aluno, para que isso contribua futuramente com o coletivo.

Mas para que de fato tudo isso seja realizado, é preciso que o professor seja bem preparado, que receba incentivos para que haja sua formação continuada e até mesmo haja maior valorização do seu trabalho tanto como na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com