TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Artístico Pop Art

Por:   •  18/12/2017  •  Seminário  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

Mylena da Cruz Figueira                                         201635516-4

Pop Art

Pop Art ou Arte Popular é um movimento artístico que surge na década de 50 no Reino Unido através do grupo “Independent Group” que utilizando os meios de produção gráfica da época criavam arte para atingir a grande população, mas teve seu age em 1960 nos Estados Unidos. O nome do movimento é dado pelo crítico inglês Lawrence Alloway que se referiu a tudo que era produzido pela cultura em massa no ocidente.

A Pop Art, além de crítica à sociedade, foi uma reação artística ao expressionismo abstrato. Os artistas deste movimento utilizavam a publicidade, histórias em quadrinhos, latas de refrigerante, fotografia, colagens, diversas iconografias para criarem seus trabalhos e suas críticas.

O Independent Group se dissolve em 1956 e faz uma última exposição na Whitechapel Gallery, em Londres, nesta é apresentado um painel feito com colagens intitulado “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?”, este sendo uma das mais famosas obras relacionadas ao estilo artístico.[pic 1][pic 2]

Uma das reviravoltas do movimento foi que ao criticar os objetos de consumo ele necessitava dos mesmos para realizar suas críticas, sendo assim, o consumo de certos produtos aumentava como ocorreu com as Sopas Campbell, parte da obra de Andy Warhol.

No Brasil a Art Pop se desenvolveu um pouco diferente, pois na década de 60 se vivia o regime militar no país, sendo assim, a arte foi utilizada como elemento de críticas irônicas política e sociais. 

Roy Lichtenstein

Roy Lichtenstein (1923-1997) foi um dos pintores americanos mais conhecidos da Pop Art. Utilizava as histórias em quadrinhos como inspirações para sua arte. Fazia grandes telas onde a pintura se integrava com texto, como nos quadrinhos. A técnica mais utilizada por Lichtenstein foram os pontos de Ben Day, que consistiam em combinar dois ou mais pontos diferentes e do mesmo tamanho para criar uma nova cor, utilizava bastante as cores vermelha, amarela, azul e o contorno bem marcado de preto, assim realçando mais seus desenhos.

Sua primeira obra Pop foi uma litografia de uma nota de dez dólares:  [pic 3][pic 4]

Fez sua primeira exposição individual na Carlebach Gallery e também expôs no Cleveland Museum of Art, em 1966, no Passadena Art Museum, em 1967, na Leo Castelli Gallery, em Nova Iorque, com a qual firma contrato. Em 1979, foi eleito membro da Academia Americana e Instituto das Artes e Letras.[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

James Rosenquist

Nascido a 29 de novembro de 1933 no Dakota do Norte, James Rosenquist mudou-se na década de 1950 para Nova Iorque. Pintava diversos painéis de publicidade, o que foi de grande influência para suas obras e para o movimento Pop Art.

Utilizou de diversos meios para realizar suas obras, pintura, serigrafia, vídeos que estão expostas em diversos museus ao redor do mundo.

Realizou a criação de diversos painéis dentre eles o F-111 famoso por seu tamanho representava um bombardeiro da guerra do Vietnam.[pic 9]

Uma de susas obras principais é “Time Dust", de 1992, um dos maiores murais já feitos no mundo, com 2 metros de altura e 10 metros de comprimento.[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13][pic 14]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (871.8 Kb)   docx (788.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com