TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme "Escritores da Liberdade"

Tese: O filme "Escritores da Liberdade". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Tese  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Pratica Pedagógica

Assistir filme “Escritores da liberdade”

Reflexão sobre introdução de recursos audiovisuais e da tecnologia no ambiente escolar. Selecione um filme que poderia ser utilizado como recurso didático em sala de aula.

Baseado em história real, o filme “Escritores da Liberdade” também em livro, conta a vida da professora Erin Gruwell (Hillary Swank) e sua luta por uma educação mais justa e com poder real sobre o desenvolvimento dos alunos e logo da sociedade, a história se passa por volta de 1992, em Los Angeles (EUA) em um contexto de guerra urbana em seus bairros mais pobres, causados por gangues e motivados por tensões raciais. A escola é conhecida por ser um local de intolerância, violência e a da diversidade de grupos jovens e adolescentes que resistem ao ensino tradicional vigente. Por outro lado, essa professora de literatura e língua inglesa novata, sentiu frustração com o modelo convencional adotado para “educar” aqueles alunos de certa forma marginalizados e desacreditados pela sociedade, era necessário e urgente ir além do programa dado pela escola, ela introduz a partir dai um novo método de ensino, trouxe a música, livros, de diversas autorias que os remetiam para a realidade individual deles, saídas a museus, jantares como forma de recuperar a autoestima dessas pessoas, entre outros. Isso não foi tão fácil como parece, houve muitas confusões entre alunos e professor, entre professor e autoridades superiores da escola. Apesar das dificuldades e barreiras diversas que um professor encontra, nada disso seria uma razão para desistir de ser um orientador da escola para a vida, e assim Erin Gruwell (Hillary Swank) se desdobra nesse objetivo, sendo alcançado logo adiante com a transformação mais positiva de atitudes diante do mundo violento, abrindo portas para a imaginação e criação próprias de oportunidades onde jamais acreditava-se existir.

PCNS e os objetivos gerais da historia e da geografia no Ensino Fundamental.

A metodologia do “aprender fazendo” neste modelo de ensino também se faz presente quando a professora leva seus alunos a diversas visitas, promovendo um sentido e significado ao fato, de maneira que eles pudessem introduzi-los em seu modo de ser e viver. O ambiente no qual o aluno estava sendo inserido precisava ser desafiador, promovendo desequilíbrios para o autoconhecimento. Entendemos, desta forma, que a professora Erin estava tentando colocar o aluno como o centro do processo, e a ela o papel de facilitadora ou estimuladora da aprendizagem, aberto a novas experiências e responsável pela auto-realização dos seus alunos proporcionando assim uma construção do futuro saudável da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com