TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O novo papel da escola na modernidade, uma visão social

Por:   •  24/5/2015  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

     

“O novo papel da escola na modernidade, uma visão social”

    De acordo com a nova legislação que esta em vigor, a escola moderna tem como objetivo principal conduzir o aluno a um desenvolvimento pleno, levando em consideração que o aluno em questão esta sendo preparado para ser um cidadão que exerça seu papel junto à sociedade e ao sair da escola esteja capacitado para o trabalho, sabendo respeitar sempre o seu semelhante conseguindo assim viver em sociedade.

    A função social da escola nos dias de hoje esta dividida entre as variadas fontes de informações, pois nos deparamos como uma escola que tanto conduz o indivíduo ao conhecimento social e individual como lhe apresenta uma realidade onde as condições para ensina-lo são primarias principalmente nas periferias mais pobres.

    As necessidades destes alunos em aprender são imediatas e a escola devido à falta de recursos materiais e até mesmo de profissionais qualificados lhes apresenta uma realidade adversa às necessidades de competições e igualdades de oportunidades oferecidas mercado de trabalho deste mundo globalizado.

    A visão de mundo que a escola deveria ter nos tempos modernos é a de que estamos diante de uma realidade onde convivemos com o multiculturalismo, diversidade, autonomia que estão ligados a dois paradigmas, o de uma escola modernista e o de outra pós-modernista, ou seja, estamos diante de alunos com diferentes tempos culturais.

    A escola moderna deve seguir a essência de sua função social que sempre será a de ensinar bem o individuo conduzindo-o sempre a produzir conhecimento respeitando sempre o seu tempo cultural, para que futuramente este indivíduo saiba exercer sua cidadania.

    A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei 9394/96) permite que a escola redefina suas estruturas e seus projetos pedagógicos para que a escola consiga desenvolver da melhor forma possível qual é a sua real função social na vida de cada indivíduo.

    Mas não basta apenas estudar sobre mudanças, se faz necessário que se reavalie as propostas já existentes e estar aberto a mudanças que permita a escola evoluir juntamente com o indivíduo que esta sendo preparado para viver em sociedade. Faz-se necessário para o desenvolvimento destes projetos de mudança que a escola tenha um relacionamento com os pais e funcionários da escola, visando à elaboração de projetos que envolvam a comunidade para melhor desempenho dos alunos para que todos consigam viver em sociedade.

    Desta forma a escola conseguirá alcançar seus objetivos dentro de uma realidade vivenciada dia- a-dia em conjunto com toda a comunidade.

    O mundo esta em processo de globalização onde novas propostas se apresentam todos os dias para gestores, professores, funcionários e toda a comunidade onde a escola esta inserida.

            A escola só será considerada moderna socialmente quando conseguirmos associar o processo de ensino-aprendizagem ao papel do professor em relação ao aluno que com certeza são primordiais na evolução desta escola moderna com uma visão social globalizada.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com