TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os primeiros anos e sua importância na vida do bebê

Por:   •  2/5/2017  •  Monografia  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 8

Os primeiros anos e sua importância na vida do bebê

Os primeiros aos de vida do bebê são decisivos para seu desenvolvimento e futuro comportamento na escola. Será esperto ou desajeitado; ágil ou pesadão; forte ou fraco; desinibido ou retraído?

Com efeito, se durante os primeiros anos de vida não der a seu bebê uma alimentação que favoreça o desenvolvimento pleno de seus dotes naturais, dificilmente ele poderá se recuperar depois.

O bebê vem ao mundo já tendo certa “capacidade de movimento”. Sob a influência de estímulos adequados, por exemplo, é capaz de se arrastar, de subir ou de nadar.

Infelizmente ocorre amiúde que essa necessidade natural de movimentos seja impedida por cuidados mal aplicados. Assim, um berço incômodo, as fraldas apertadas, cobertores pesados, roupas apertadas ou elásticos cortantes impedem o desenvolvimento do seu bebê.

Portanto, o bebê deve ter, tão frequentemente quanto possível, a ocasião de desenvolver sua predisposição inata ao movimento. Nunca você poderá favorecer tão eficazmente suas disposições naturais como durante os primeiros anos de vida.

Os exercícios de ginástica feitos com pouca idade não só tem influência sobre a agilidade e força física da criança como, também, oferecem-lhe a oportunidade de novas experiências e novos contatos; deixe-a descobrir as funções de seu corpo e ensine-a a utilizá-las consciente e inteligentemente.

NESTLÉ em colaboração com a Dra. Liselott Diem, professora da Escola Superior de Esportes de Colônia (Alemanha), especialista no campo de ginástica para lactentes, preparou alguns exercícios que a ajudarão a educar os movimentos de seu bebê.

Doze exercícios que demostram o que seu pequeno – mediante treinamento adequado- pode fazer a partir de certa idade. Se você fizer com que ele pratique estes exercícios sistemática e diariamente, durante 5 a 10 minutos, seu bebê poderá aprendê-los rapidamente. Ele é mais resistente, mais ágil e mais capaz do que você pensa. Por sua vez, a alimentação sadia e equilibrada propicia condições favoráveis ao perfeito desenvolvimento. Assim, a associação da alimentação equilibrada e sadia com os exercícios adequados, representa uma das chaves para o futuro sucesso do seu bebê.

Nossos exercícios foram escolhidos para que o bebê sadio possa praticá-los sem nenhuma dificuldade e com muita alegria, depois de devida preparação. A primeira aventura de seu adorado bebê, o descobrimento de si mesmo e de suas possibilidades de brincar, tem de ser bem preparada.

Para que a “hora da ginástica” diária de seu bebê seja um verdadeiro prazer, recomenda-se seguir as seguintes instruções:

- Pratique os exercícios com seu bebê somente quando ele se encontra realmente bem, Se ele resiste anormalmente ou chora, transfira a hora da ginástica para mais tarde. Nunca o obrigue a fazer um exercício. O objetivo, afinal, é que ele desfrute.

- A princípio  uma cômoda ou uma mesa grande podem ser excelente “quadra de ginástica”. A superfície deve ser firme para que a criança não se “afunde” durante os exercícios será preciso praticá-los sobre um delgado colchão de espuma, sobre o qual se colocará uma toalha ou cobertor. Não tire os olhos da criança nem por um instante durante os exercícios. Ela é mais ágil e move-se mais do que você pensa.

Mais tarde os exercícios serão feitos sobre um cobertor estendido sobre o chão.

- O local deve estar bem arejado a uma temperatura agradável e abrigado das correntes de ar. Quando faz tempo bom e calor, a ginástica pode ser feira ao ar livre.

- Em princípio a criança deverá fazer estes exercícios nua, pois assim não se sentirá “tolhida” pelas roupas, mas ao contrário, estimulada pela maior liberdade de movimentos.

Quanto á mamãe, deverá vestir-se esportivamente, isto é, calças compridas e malha, sem botões ou bordas cortantes.

- A ginástica diária deverá ser feita com regularidade, e se possível, sempre à mesma hora, seja antes das refeições, seja antes do banho.

- A princípio a duração dos exercícios não deverá ultrapassar os 5 minutos. Depois, pouco a pouco, você poderá aumentar sua duração até alcançar um máximo de 15 minutos sempre intercalando pequenas pausas. Terminada a “hora de ginástica” não se esqueça de agasalhar seu pequeno “Atleta”.

A ginástica será muito mais agradável se a mamãe cantar com ritmo, contar ou falar carinhosamente com seu bebê. Você estabelecerá contatos mais estreitos com ele e despertará todos os seus sentidos.


A partir do 2º - 3º mês

Brincar com os dedos das mãos e dos pés

Qualquer carícia na planta do pé produz uma reação na musculatura dos dedos. A criança já consegue esticar e dobrar os dedos dos pés com tanta força que é capaz de prender o dedo da mãe ou um lápis.

Varie o mais possível os exercícios dos pés, pois um pé forte é de grande ajuda para a criança quando começa a andar. Agarrar os objetos e soltá-los são os primeiros movimentos conscientemente dirigidos pela criança. Se ela fizer muitos exercícios deste tipo, com brinquedos de pano, madeira, papel ou plástico, desenvolverá acentuadamente sua habilidade e o sentido do tato. A criança aprende assim a mover-se conscientemente e com equilíbrio.

Exercícios para as costas

O bebê gosta de ficar de bruços. Nesta posição, erguendo a cabeça, tateando com as mãos e pressionando os pés, consegue descobrir mais coisas do mundo que o rodeia. A mãe poderá reforçar estes exercícios para os músculos das costas e da nuca, A partir do 3º mês você colocará a criança de bruços sobre a borda da mesa, com a cabeça e metade do tórax para fora desta. Fazendo pressão sobre as nádegas e coxas conseguirá que seu bebê se estire por si mesmo.

Sustentação pelo tórax: Coloque-se por trás da criança e segurando-a pelo tórax com as mãos levemente espalmadas em seu peito, levante-a lentamente. Ao estirar-se, o bebê se apoiará contra seu corpo. Para ajudá-lo, apoie a bacia e coxas com os antebraços. Se seu bebê fizer regularmente estes exercícios, terá logo as costas suficientemente fortes para sentar-se sozinho.


A partir do 3º mês

Agarrar argolas

As argolas de plástico de cores diferentes ou outro jogo parecido chamam a atenção da criança que tentará agarrar-se a elas com força.

Levante-as cada vez mais, enquanto seu bebê quiser e puder acompanhar este gesto. Se você efetuar este movimento tranquilamente seu bebê poderá observar o leve balanço das argolas e concentrar-se na ação de “agarrar”.

Ele requer tempo e experiência para orientar seu gesto em direção ao objeto que deseja pegar. Mude-o de posição: algumas vezes de bruços e outras de costas. Deste modo a brincadeira com as argolas obriga-o a se tornar sempre mais hábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com