TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAS - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Por:   •  24/9/2014  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 6

Olá estudante!

Seja bem-vindo(a) à Produção da Aprendizagem Significativa! A nossa PAS!

A PAS é uma estratégia didática proposta de forma contextualizada para resultar em uma aprendizagem significativa por meio de ações processuais e com entrega de um ÚNICO PRODUTO. Tem caráter obrigatório e o objetivo de ser o fio condutor do seu processo de aprendizagem.

Confiamos no seu comprometimento e na sua dedicação para a realização da PAS. E aguardamos você no Fórum de Colaboração e Tira Dúvidas para discutir e esclarecer possíveis questionamentos dessa produção de avaliação da aprendizagem.

Fique ligado(a) nas orientações a seguir e bons estudos!

TEXTO-BASE

Filme: A fonte das mulheres

Inserir vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=my_f32o1f28

Fonte: La Source des Femmes (Original). Direção, produção e roteiro: Radu Mihaileanu. Bélgica, 2011. Coproduzido pela França, Bélgica e Itália. Paris filmes. Duração: 136 minutos.

AÇÃO 1 – Unidade I/Tema 1

Pronto para iniciar nossa jornada? Fique atento(a) às atividades propostas nesta ação que nos remete aos conteúdos do Tema 1 da disciplina.

ATIVIDADE DE ESTUDO:

• Análise do filme (texto-base).

PROCEDIMENTOS:

1. Assista o filme no texto-base. Aproveite para convidar colegas, amigos e familiares etc.

2. Leia atentamente os conteúdos 1.1 (sobre relativismo cultural) e 1.2 (sobre cultura) do livro Fundamentos Antropológicos e Sociológicos para compreender o que é cultura e relativismo cultural.

3. Registre em um caderno de estudo as principais ideias do filme e das leituras do livro sobre cultura e relativismo cultural.

DICA: Pause o filme para fazer suas anotações. Ah! Para uma boa análise faz-se necessário assistir ao filme mais de uma vez.

4. Analise: a) elementos culturais: comportamentos, atitudes, valores, hábitos, crença, arte, moral, lei e costumes presentes no filme; b) relativismo cultural: as falas, as imagens e os textos que atribuem papéis e comportamentos à mulher no contexto em que acontece o filme.

5. Compartilhe suas análises no Fórum de Colaboração e Tira Dúvidas, respondendo às seguintes perguntas:

a) Quais os elementos culturais presentes no vídeo?

b) Em que medida os elementos culturais identificados podem ser relativizados a partir da sua cultura?

AÇÃO 2 – Unidade I/Tema 2

Vamos dar continuidade as atividades da PAS com a Ação 2 que se articula com os conteúdos do Tema 2. Que tal exercitar a observação de um aspecto da cultura?

ATIVIDADE DE ESTUDO:

• Análise do papel da mulher na família, tendo como referência o filme indicado no texto-base e na coleta de dados.

PROCEDIMENTOS:

1. Volte ao texto-base e fique atento(a) às cenas que fazem referências às relações de gênero e famílias, especialmente no que diz respeito ao lugar ocupado pela mulher. Registre suas observações que serão importantes para a o próximo passo.

2. Analise grupo familiar com o objetivo de observar o papel que a mulher desempenha nesse grupo. Para tanto, siga as orientações:

a) escolha um grupo familiar para a sua análise. Pode ser o seu, de algum amigo ou ainda de um grupo que chame a sua atenção por não estar de acordo com a família nuclear com o qual estamos acostumados a lidar;

b) observe os seguintes aspectos acerca do grupo familiar escolhido:

 relacionamento entre o membros desse grupo;

 comportamento da mulher e o papel assumido por ela na família.

c) entreviste um membro desse grupo familiar, seguindo o roteiro abaixo:

 identificação - nome (deve utilizar um nome fictício a fim de proteger a identidade do entrevistado), idade, profissão, nível de escolaridade, estrutura familiar (número de membros e parentesco)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com