TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATRIMÔNIO CULTURAL: MAPEANDO... SEMPRE NO GERÚNDIO

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

“MAPEANDO... SEMPRE NO GERÚNDIO”

        

           BURITIS/RO

2016-03-16

EaD – Claretiano -  Centro  Universitário   Batatais/ SP

MARIZANGELA PANSERES

                 A IMPORTANCIA DO CENTRO HISTORICO DE BURITIS  

[pic 3]

                                                               

Buritis Rondônia

2016

1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem a intenção de apresentar o centro Histórico e Cultural da cidade de Buritis, o objetivo é mostrar e compreender a importância do patrimônio Histórico e Cultural que se torna um grande valor significativo para a sociedade, mostrando a importância da preservação patrimonial, marcada pela velocidade e mudanças de um determinado  lugar que foi ocupado, construído e transformado, portanto merece  ser preservado.

2. PATRIMONIO HISTORIO E CULTURAL

        Patrimônio Cultural é o conjunto de bens materiais ou imateriais que contam a historia de um povo e a relação do mesmo com o meio ambiente. O patrimônio é constituído pelos os bens materiais e imateriais.

        Segundo - DAMASCENO SILVA, P. pag 3 (2005)“Patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração é constantemente recriado pelas comunidades, e grupos em função de seu ambiente, de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à criatividade humana “

        A cidade de Buritis devido à grande extração de madeiras gerou grande fluxos imigratório, foi a cidade que mais cresceu no país nos anos 90, criada em 27 de dezembro de 1995, por ser um município ainda muito novo, sua cultura ainda está se desenvolvendo, portanto não existe na cidade patrimônio material tombado pelo IPHAN, o que predomina hoje é os torneios de futebol. Já podemos observar o avanço da cultura musical se estabelecendo, a pratica de esporte como a capoeira e oficinas de artes que também estão crescendo gradativamente.

        Cito a primeira escola da cidade feita de tábua pelos moradores no ano de 1993 (Figura 1), hoje a atual praça central, com cerca de 30 mil metros quadrados, com pista de caminhada, playground, e academia ao ar livre (Figura 2).

        O carnaval é um evento em que reúne vários foliões entre os dias 5 a 9 de fevereiro, realizando o tradicional carnaval de rua com participações de banda e musicas eletrônicas (Figura 3). .

        A capoeira é uma expressão cultural brasileira que está presente em todas as cidades do Brasil é originalizada dos descendentes africanos, a característica da capoeira é um movimento ágio e complexo associado por musicalização. (Figura 4)

        Durante o mês de junho as escolas realizam a festa junina, envolvendo a participação da comunidade, com apresentações da dança com trajes típicos comida da região (Figura 5). O rodeio é uma pratica que consiste o peão permanecer 8 segundo sobre o animal, como também outras práticas, touros três tambores e outras, por ser uma regiões de grandes criadores de bovinos, a cidade da muitas ênfase no rodeio, a festa do peão duram uma semana com exposições, montarias, show, parque de diversões e churrascos (Figura 6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (382.4 Kb)   docx (268.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com