TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC - Prática Como Componente Curricular

Por:   •  11/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  1.904 Visualizações

Página 1 de 5

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – ARTES VISUAIS – 1º Semestre

Relato sobre o conteúdo das disciplinas

Disciplina: Interpretação e Produção de Textos

Tema: Importância da leitura como fonte de conhecimento

Dentro do tema proposto, a disciplina de Interpretação e Produção de Textos apresentou as várias formas de leitura, bem como diversas estratégias tanto para leitura, quanto para a escrita. A partir dos estudos da disciplina foi possível criar textos a partir de técnicas com os objetivos traçados de forma que a compreensão dos mesmos ocorresse de forma mais fácil, com clareza e objetividade. Mostrou também a importância da compreensão e interpretação do texto, sendo ele de forma escrita ou não escrita, mostrando que todos os sentidos podem e devem ser utilizados para que haja uma comunicação eficaz entre o autor e o leitor, mostrando também que identificar o tipo do texto colabora tanto para a sua interpretação, quanto para o resultado da busca que o leitor faz.

Disciplina: Homem e Sociedade

Tema: A diversidade cultural

A partir do estudo da disciplina de Homem e Sociedade, compreendemos a origem do homem social e, assim, da sociedade. Estar incluído numa sociedade é o que faz o homem ser um ser cultural, pois cada sociedade possui suas crenças, hábitos, saberes, valores e costumes que podem estar em constante modificação. A partir da observação de várias sociedades conseguimos perceber que sua fundação colabora diretamente para a cultura que possui, desta forma é praticamente impossível haver sociedades iguais.

O Brasil é um grande exemplo da diversidade cultural existente, principalmente por ser um país com dimensão continental. Dentro do nosso país existem culturas diversas, mesmo tendo uma base muito parecida formada pelos povos europeus, indígenas e africanos. Mesmo assim ainda existe muito preconceito com relação às diversas culturas, tanto dentro do país quanto fora. Um excelente exemplo é a situação do Covid-19, diversas declarações xenófobas são apresentadas pelas redes sociais, inclusive por componentes do governo tentando minimizar uma cultura, com grande preconceito e demonstrando grande falta de respeito pela diversidade cultural existente no mundo.

Disciplina: Educação Ambiental

Tema: Análise de uma peça publicitária institucional sobre meio ambiente

A campanha publicitária promovida pela Agência JWT de Dubai, utilizou imagens de pratos de frutos do mar, porém com alguns ingredientes não comestíveis, mas que estão cada vez mais presentes no mar: lixo, petróleo entre outros. Intitulada “Whats goes around comes around. Keep the sea clear” com a tradução: O que vai volta. Mantenha o mar limpo. A campanha tem o objetivo de chocar trazendo a reflexão sobre a situação do mar e de todos os seres vivos que são prejudicados pela poluição marinha. Segundo o site de divulgação “somente quando enfrentamos as consequências de nossos maus comportamentos, parecemos ser capazes de julgá-los.”

Agência de publicidade: JWT, Dubai, Emirados Árabes Unidos

Diretor Executivo de Criação: Chafic Haddad

Diretor de Arte / Redator: Rola Ghotmeh

Ilustrador: Nabil Kamara

Fotógrafo: Trevor Vaughan

Estilista de alimentos: Gabby Atkinson

Disciplina: Prática de Ensino: Introdução à Docência

Tema: A construção do conhecimento: relação teoria e práxis

A disciplina de Prática de Ensino: Introdução à Docência, tem como maior objetivo o preparo do educando para exercer a profissão de professor. Por meio de diversos textos propôs uma discussão e uma profunda análise da profissão destacando situações, muitas vezes metafóricas, que são comuns dentro de uma escola, dentro de uma sala de aula. Nunca haverá uma teoria que conseguirá preparar integralmente o aluno para a prática de sala de aula, nesta profissão confrontaremos as mais diversas situações, muitas que fugirão da esfera da escola, mas que refletem completamente dentro de sala de aula. A leitura dos textos trouxe um grande debate sobre essas situações, sobre o papel do professor e, principalmente, sobre o profissional que queremos nos tornar. Mostrando, desta forma, como devemos sempre analisar a nossa prática de forma crítica, compreendendo as imperfeições e mostrando o que e como mudar. Mostrou também a função do profissional em ser um mediador do conhecimento, enaltecendo a importância do protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem.

Disciplina: Registro Visual e Sonoro

Tema: Aplicações dos fenômenos sonoros e visuais: mundo subjetivo e artístico.

Sempre ouvimos que a arte é subjetiva, por este motivo é tão humana, afinal pertence ao íntimo da pessoa, do artista. Por este motivo que muitos podem afirmar que a arte é capaz de completar o ser humano. Ela pode ser utilizada como forma de protesto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com