TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PHILIPPE STARCK – DESIGN DE PRODUTO

Por:   •  8/5/2017  •  Seminário  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

LICEU SANTISTA

GABRIEL WONG Nº10 1ºB

PHILIPPE STARCK – DESIGN DE PRODUTO

SANTOS

2016

PHILIPPE STARCK

Nascido no dia 18 de janeiro de 1949, Philippe-Patrick Starck é reconhecido mundialmente como um designer de produtos e interiores, além de ser arquiteto. Foi influenciado pelo seu pai, engenheiro aeronáutico com quem passou parte de sua infância. Starck passava muitas horas no estúdio de seu pai, cortando, colando, montando motos, bicicletas, entre outros objetos.

Aos 16 anos, começou a estudar em Paris, na École Nissim de Camondo (1965-1967). Um ano depois, abriu sua primeira empresa que produzia objetos insufláveis. Em 1969 tornou-se diretor de arte do famoso designer de moda francês Pierre Cardin.

Começou a trabalhar de forma independente em 1975, e cinco anos depois fundou a Starcks Products. Em 1982, sua carreira começou a evoluir, pois foi neste ano que desenhou o interior do apartamento privado do presidente francês François Mitterrand. Foi então, dois anos mais tarde, em 1984, que ganhou fama em todo mundo desenhando o interior do Café Costes, em Paris.

[pic 1]

Para que Philippe pudesse produzir e comercializar em grandes quantidades, ele criou produtos de uso diário doméstico, que são estilizados (podendo conter em sua composição pedra, vidro, alumínio, plástico). O Juyci Salif, um espremedor de frutas, foi o primeiro objeto que Starck criou para a empresa italiana Alessi. O objeto assumia sua funcionalidade através de uma forma de aranha prateada brilhante, que colocava um toque diferente, já que este objeto não possui muito charme no dia-a-dia.

[pic 2]

O Juyci foi um sucesso. Para a empresa, foi a consolidação da marca enquanto produtora de objetos requintados.

        Além disso, ele criou peças de mobília que são mundialmente famosas. Trabalhando para a empresa Kartell, desenhou peças tais como a ‘’Louis Ghost Chair’’ (imagem 1), ‘’Bubble Club Sofa’’ (imagem 2) e ‘’La Bohéme stool’’ (imagem 3). As peças tornaram-se marco do design contemporâneo.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

        Ganhador de diversos prêmios durante sua vida, seu primeiro foi o ‘Oscar du luminaire, France’’ em 1980. Além disso, possui 4 filhos.

        Abaixo, serão apresentadas duas imagens de seu trabalho em hotéis.

[pic 6]

Hotel Yoo em Punta del Esteestá entre as obras de arte projetados pelo design.

[pic 7]

Hotel Sanderson, Great Britain. O arquiteto francês reinventa objetos, manipula espaços e cria ambientes que traduzem um estilo único.

Philippe Starck inovou ao usar o plástico como material base para algumas criações de móveis. Há alguns anos, decorar um espaço com peças feitas em plástico era simples e barato e muitas vezes até considerado de mau gosto. Mas, ele revolucionou ao elevar os móveis de plástico ao patamar de modernidade e sofisticação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (439.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com