TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Engenharia de Design de Produto

Por:   •  9/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.221 Palavras (13 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 13

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ENGENHARIA E EDUCAÇÃO DE PROJETOS DE PRODUTOS

7 e 8 DE SETEMBRO DE 2017, OSLO E AKERSHUS UNIVERSITY COLLEGE DE CIÊNCIAS APLICADAS, NORUEGA

UMA ABORDAGEM DO SÉCULO 21 PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Stefan PERSAUD e Mark SMIT

Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdam. Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas, Departamento de Engenharia de Projetos Industriais.

RESUMO

No ensino de engenharia de design de produto, as aulas de engenharia mecânica são muitas vezes difíceis e insatisfatórias para estudantes e professores. No programa de Engenharia de Projetos de Produto da Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdam, uma nova abordagem foi desenvolvida e testada, levando a taxas de aprovação significativamente mais altas e participação ativa dos alunos, levando a uma compreensão mais profunda e duradoura do assunto. Com base na pesquisa de campo e na teoria de aprendizado atual, foi projetada uma linha de curso interativa na qual os alunos constroem, testam e calculam problemas de design da vida real. Ao aumentar gradualmente a complexidade dos casos apresentados, os alunos obtêm uma visão mais profunda dos fundamentos teóricos, habilidades em cálculos manualmente e também assistidos por computador, analisando construções e aplicando forças. Os alunos aprendem em uma sala de aula informal na qual são estimulados a experimentar, medir, calcular, verificar resultados e fazer perguntas. Uma mistura de recursos on-line, ensino frontal, ensino por pares, treinamento individual e treinamento em equipe está sendo usada para criar um rico ambiente de aprendizado. Nesse ambiente, é seguro, até incentivado a cometer erros, aprendê-los, avaliar e melhorar. Os alunos lentos e rápidos se beneficiam dessa abordagem. Neste artigo, avaliaremos os gargalos da “abordagem clássica” para o ensino de engenharia mecânica, descreveremos e discutiremos a “nova abordagem” e tiraremos conclusões sobre vários fatores. Dessa forma, tornar as aulas mais ou menos eficazes na criação de um entendimento mais profundo e duradouro da engenharia de construção em um ambiente de aprendizado motivador, desafiador e seguro.

  1. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CURSO IDE

Desde 2013, o curso de Engenharia de Design Industrial da Universidade de Ciências Aplicadas de Rotterdam, a seguir denominado "curso IDE", oferece um programa de bacharelado de quatro anos em Rotterdam, na Holanda. Espera-se que os bacharéis em IDE resolvam problemas complexos de design em um ambiente multidisciplinar de maneira independente e comprovada, levando a soluções inovadoras, produtivas, comercializáveis ​​e utilizáveis.

O currículo do IDE é desenvolvido com base nas principais competências profissionais de engenharia de design: analisar, projetar, verificar, gerenciar e aprender.

A partir do ano acadêmico de 2016-17, o curso IDE é frequentado por aproximadamente 300 alunos. A cada ano, 100 calouros se inscrevem após um processo de seleção realizado pela própria equipe do curso.

  1. O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA E O CURRÍCULO IDE

A linha de cursos de engenharia mecânica é uma das 5 linhas do currículo do IDE e consiste em 5 aulas durante o 1º, 2º e 3º ano, cada uma representando 5 horas de estudo CE ou 140 horas nominais:

1º semestre: conceitos básicos de engenharia: como os produtos funcionam.

2º Semestre: Estática: Como as forças externas são conduzidas dentro de um produto.

3º Semestre: Mecânica: Como os produtos se deformam ou falham sob forças aplicadas.

4º Semestre: Otimização: Como otimizar um produto usando a análise FEM.

6º Semestre: Dinâmica: Como Construir estruturas móveis.

O principal objetivo da linha do curso de engenharia mecânica é fornecer aos alunos o conhecimento e as habilidades apropriados para permitir que eles projetem produtos com o material / custo eficiente, leve, seguro, utilizável e durável possível.

  1. PROBLEMAS QUE OCORREM NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Não suportado por evidências empíricas, mas amplamente reconhecido por quase todos os alunos ou ex-alunos de qualquer curso de design industrial, para os alunos do IDE, a maioria das aulas que abrangem mecânica, engenharia, estática e dinâmica, bem como suas aulas de matemática de apoio, são consideradas difíceis, abstratas e muitas vezes desmotivadoras. Muitas aulas de engenharia mecânica apresentam baixas taxas de aprovação, conforme mostrado na Tabela 1.

Tabela 1. Taxas de aprovação para IPOCON30 (3º semestre, 2º ano)

IPOCON30

‘13-‘14

‘14-‘15

N

77

106

% passou após 2 tentativas

53,2

36,8

Com base na experiência de aprendizado e ensino dos autores e de seus colegas, sugerimos duas principais causas subjacentes dos problemas em questão:

  1. Lacuna professor-aluno

Um processo típico de design industrial baseia-se fortemente na tomada de decisões intuitiva e holística, considerando um amplo escopo de variáveis ​​difíceis de medir, como usabilidade, valor de mercado, sustentabilidade, estética e aparência. A maioria das aulas de engenharia mecânica estão sendo desenvolvidas e ministras por engenheiros mecânicos, considerados especialistas na execução de cálculos exatos com base no entendimento completo de tensões e forças. Como resultado, um “choque de culturas” geralmente ocorre, levando a uma baixa participação de classe e procrastinação generalizada.

  1.  Lacuna de segurança e desafio

Em todos os grupos de estudantes, os alunos variam substancialmente na velocidade de aprendizado e no conhecimento básico. Especificamente, as habilidades e conhecimentos em matemática e física variam devido a diferenças substanciais no ensino pré-universitário. Além disso, a capacidade de adquirir conhecimento abstrato varia muito entre os alunos. Por isso, alguns alunos acham as aulas mais lentas, enquanto ao mesmo tempo outros têm enormes dificuldades para acompanhar. É provável que ambos os grupos frequentem as aulas com menos frequência ou de modo algum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (222.2 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com