TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 8

POLO: Várzea Paulista

TURMA: 1º semestre/2016

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

No curso de Práticas de Ensino foi solicitado a reflexão de treze textos contidos no material didático, com a finalidade de desenvolver o senso crítico e analítico de diferentes textos. Além do mais, mostra diferentes situações que podem ser encontradas no nosso cotidiano e aplicadas na pratica docente.

O fato de nos considerarmos melhores e classificarmos pessoas ou povos através do nosso ponto de vista está muito bem exposto no texto “Educação? Educações: aprender com o índio”. O autor tentar despertar o sentimento de que muitas vezes fazemos julgamentos errados sobre outro individuo, e acreditamos que educação está relacionado a bons modos, conhecimento acadêmico, vida acadêmica. Mas não levamos em consideração o meio em que a “educação” ocorre, o que realmente é considerado relevante para a vida do indivíduo. Na docência, em muitas ocasiões não são exploradas as “habilidades uteis” que um aluno pode desenvolver, rotulando-o sem ao menos procurar compreender qual é a relevância que o conteúdo tem para sua realidade. É preciso respeitar as diversas culturas presentes no mundo globalizado, sabendo que não há povos sem educação, apenas povos com culturas diferentes, que precisam ser respeitadas e aceitas.

No texto “O fax do Nirso” temos destaque para a formação acadêmica na formação profissional. Existem muitos casos de pessoas que possuem certa habilidade para determinada profissão, porém, não se preparam para o mercado de trabalho. Sua habilidade acaba sendo “engolida” pela concorrência, por mais que tenha competência para o exercício da função. Portanto, para manter-se sempre competitivo para o mercado de trabalho, tanto contratado quanto autônomo, é necessária educação escolar, inovação e renovação dos conhecimentos.

Os modelos de professores são colocados no texto “A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ”, onde pode ser encontrado profissionais da educação que se acham detentor de todo o saber, não permitindo que os alunos possam se colocar perante uma situação. Essa imposição afeta a liberdade e o direito de opinar, forçando-os a aceitar qualquer posicionamento de uma pessoa que também está sujeita a erros. Além do mais, professores sempre são exemplos a serem seguidos, ou seja, formadores de opiniões, e dependendo do ponto de vista defendido, pode levar uma multidão de alunos à seguirem uma linha de pensamento equivocada. O professor deve exercer seu papel de multiplicador, consciente que a verdade de cada pessoa é uma coisa relativa, no qual deve ser respeitada, e que o consenso pode ser alcançado através do diálogo, e o docente tentando direcionar a realização das ações a serem executadas.

O texto “Uma pescaria inesquecível” traz para o centro da discussão a questão da ética. Ser ético não é apenas saber definir o certo e o errado em certas situações, é saber que sua atitude tem consequências que refletem na vida de outras pessoas. Não adianta nos considerarmos éticos quando estamos falando em situações em que somos observados. O importante é tomar a decisão correta mesmo quando temos a oportunidade de fazê-lo diferente para nos beneficiar. Pode-se fazer uma analogia entre o texto e a escola, onde o professor é considerado o pai e os alunos considerados os filhos, e que as atitudes do pai, observadas ou não, pode influenciar nas atitudes e na vida futura do filho, podendo desviar ou fortalecer o caráter dos observadores.

Quando perdemos a paciência, podemos cometer atos que podem ter consequências irreversíveis, como o exemplo citado no texto “A folha amassada”. Dentro da sala de aula temos que tentar controlar nossas emoções diante de situações que, eventualmente, possam sair do controle. Alunos são pessoas em fase de amadurecimento que se magoam por pouca coisa. Em muitos casos, o aluno pega aversão à matéria por não ter um bom relacionamento com o professor. Devemos pesar nossas atitudes antes de executa-las, pois, suas consequências podem ser imensuráveis. Por outro lado, poderá surgir situações na sala de aula entre os alunos em que poderá requerer do professor muito controle emocional e liderança, para que seja tomada atitudes que venha a resolver sem maiores danos ao ambiente escolar.

No texto “A lição dos gansos” é destacada a importância do trabalho em equipe para se alcançar um objetivo de bem maior. Dentro da educação, atitudes individualistas atrapalham o processo de ensino aprendizagem dos alunos, e mesmo na sala de aula, precisamos conscientizar de que problema discutido em conjunto pode-se chegar à uma melhor solução. Valorizar o trabalho em conjunto é estimular a relação de companheirismo, boa convivência, inclusão social, generosidade, algo que está se perdendo mesmo no meio dos profissionais da educação.

“Assembleia na Carpintaria” busca retratar um mal que é recorrente no ser humano; esconder seu defeito apontando os defeitos dos outros. Existe um proverbio que diz “errar é humano; culpar alguém é estratégico”, o que retrata muito bem algumas relações profissionais ou mesmo pessoais. Dentro da educação temos que valorizar as habilidades dos alunos, e seus defeitos devem ser trabalhados para melhora-los, não os expor como se fosse um outdoor do que não deve ser feito por outros alunos. Trabalhar em equipe é dar ênfase nas qualidades, ressaltando os pontos positivos presentes no trabalho e, na medida do possível, aprender com os erros, buscando a perfeição e melhor desenvolvimento da atividade. Na equipe nem todos peritos em todas as atividades, e mesmo o indivíduo indisciplinado pode ter sua contribuição no desenvolvimento de um trabalho.

O texto “Colheres de cabo comprido” mostra a necessidade de nos ajudarmos durante a vida, pois se pensarmos apenas em nós mesmo podemos “morre” de fome achando que fazemos melhor sozinhos. A cooperação é algo indispensável na vida profissional e acadêmica, pois o individualismo pode sobrecarregar as atividades a serem produzidas, diminuindo a qualidade do produto final. Essa relação de companheirismo cooperativada traz um sentimento de maior confiança entre as pessoas, melhora o desempenho dos envolvidos e destaca as habilidades presentes em cada indivíduo, valorizando e elevando a autoestima.

Dentro de m recinto onde se encontra diversas pessoas sempre será aquelas que irão se destacar por suas habilidades e conhecimentos avançados. Como já foi citado anteriormente, não somos peritos em tudo o que fazemos, porem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com