TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Anacir Oro

1828763

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

2019


  1. PONTO DE PARTIDA

O ponto de partida escolhido para este trabalho foi o Colégio Estadual Marechal Rondon, localizado na Rua Tocantins, nº 2125, no Bairro São Lucas, na cidade de Marechal Cândido Rondon - PR, CEP: 85960-000, conforme mostra a Figura 1.[pic 2][pic 3]

[pic 4]

  1. AMBIENTES ESCOLARES OBSERVADOS

Em um raio de 500 metros, o único ambiente escolar que podemos encontrar é o próprio ponto de partida.

O Colégio está localizado adequadamente para o acesso a três bairros. Tem o Ensino Fundamental de 5ª serie à 9ª série e o ensino médio até a 2ª série, tendo em vista que não têm alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio. A Diretora é a senhora Daniela Mônica Boetchet Eckert.

  1. AMBIENTES NÃO ESCOLARES OBSERVADOS

No raio escolhido para a pesquisa, pudemos observar vários ambientes são escolares. Dentre eles, destacamos uma mercearia, uma padaria, um salão comunitário, a biblioteca do bairro e o Posto de Saúde (UBS).

A mercearia e a padaria são estabelecimentos comerciais nos quais trabalharam moradores do bairro, e atendem as famílias em suas necessidades básicas diárias.

O salão comunitário é utilizado para eventos do bairro de um modo geral, e também para missas ou eventos maiores da igreja.

Já o Posto de Saúde (UBS), é uma unidade municipal de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e atende exclusivamente moradores do bairro São Lucas.

O Posto está localizado na Rua São Jorge, muito próximo ao colégio Marechal.


[pic 5]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Anacir Oro

1828763

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

2019

SUMÁRIO[pic 6]

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVOS        3

2.1        Objetivo Geral        3

2.2        Objetivos Específicos        3

3.        DESENVOLVIMENTO        4

3.2 Procedimentos Metodológicos        5

3.1 Resultados esperados        6

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

5.        REFERÊNCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

A adolescência em si já é uma fase bem complicada e conturbada para se passar e de lidar, ainda mais quando os hormônios começam a borbulhar, e ninguém consegue segurar. Portanto, todo cuidado, precaução e aconselhamento são bem-vindos para evitar uma gravidez indesejada na adolescência.

A gravidez na adolescência é considerada de risco até os 21 anos de idade, pois o corpo da menina ainda está em fase de amadurecimento e desenvolvimento até esse período, e quando ocorrem podem trazer muitas consequências para a vida dos adolescentes em questão, além do fator saúde.

Nesse contexto, e considerando a escola analisada na atividade 1, foi possível observar que o número de adolescentes grávidas na idade entre 12 e 18 anos é grande, se comparado ao número total de alunos da escola nessa faixa etária.

Pensando nisso, o presente projeto será aplicado no Posto de Saúde de um bairro de periferia da cidade, englobando pais, alunos, professores, médicos, enfermeiras e assistentes sociais, de modo a conscientizar ainda mais a comunidade sobre esse problema tão grave presente na região, e envolve a interdisciplinaridade entre Artes Visuais, Sociologia e Biologia, visto que é um assunto de interesse social envolvendo o corpo humano, e será produzido material artístico por meio do trabalho.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

  • Conscientizar pais e adolescentes sobre a importância do diálogo sobre educação sexual, em parceria com o Posto de Saúde do bairro.
  1. Objetivos Específicos

  • Utilizar atividades lúdicas (teatro) como forma de construção de conhecimento;
  • Promover interdisciplinaridade entre Artes Visuais, Biologia e Sociologia.
  • Promover interação entre pais, adolescentes e comunidade escolar;
  • Diminuir o índice de gravidez das adolescentes participantes;
  • Promover a conscientização sobre a Educação Sexual.
  1. DESENVOLVIMENTO

No mundo de hoje, a gravidez na adolescência tem crescido de forma assustadora, mesmo existindo campanhas e mais campanhas de conscientização na rede pública de saúde e nas escolas em geral, além dos postos de saúde distribuírem gratuitamente preservativos e pílulas anticoncepcionais. O aconselhamento dos pais é primordial para essa fase, conversar em medos e tabus pode ser a melhor forma de prevenir os jovens de acabarem antecipando suas vidas e tendo que encarar uma gravidez na adolescência, deixando seus sonhos em segundo plano para ter que cuidar da vida que será responsável a partir daquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (191.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com