TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

A partir da leitura e da compreensão do texto: SUPREMO BLÁ-BLÁ-BLÁ.pdf

Questão 01

O tema de que trata o editorial é sobre o mensalão e a linguagem utilizada pelos juízes do supremo para tratar do tema. Para o autor a linguagem utilizada é muito cansativa e extensa. Podem-se verificar no texto alguns trechos que justificam este tema: “Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer. Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu.” E ainda: “Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino”.

Um dos argumentos utilizados pelo autor para defender seu ponto de vista é quanto ele cita que há uma “sensação de leigo” quando assistimos a um julgamento. Podemos ver outro argumento quando ele cita: “seria necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?”

Questão 02:

Trecho a. Para que o leitor entenda bem este texto, seria necessário que ele tivesse um conhecimento de quem é Abraham Lincoln e o porquê dele ter feito o discurso em Gettysburg (1863).

Trecho b. Seria necessário que o leitor tivesse o conhecimento e contato com diferentes gêneros textuais a fim de entender as palavras utilizadas no texto entendendo-as ou ainda buscando meios para entendê-las como, por exemplo, fazer o uso do dicionário sempre que achasse necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com