TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de ensino

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                        TRABALHO EM GRUPO – TG

                   

                     

                       Aluna:

                Valquiria Aparecida Gonçalves    RA: 1430029

Polo

Matheus Leme

2015


As reflexões promovidas pela escola de quem é o ser humano consiste essencialmente no conhecimento científico, onde a educação é o processo a partir do qual o homem se apropria da cultura e torna-se humano. A escola é que se dá o processo de humanização, em outros termos, processo que imprime no homem suas características culturais, embora o ser humano é algo mais complexo do que se possa imaginar, repleto de contradições que são necessária para o denominado equilíbrio humano. O ser humano constrói e ao mesmo tempo destrói o meio em que vivemos, entre muitas reflexões faz-se sobre a nossa existência e a vontade de Deus em especial quanto ao ser humano.

O ser humano tem a necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja a família, a escola, o trabalho e tantos outros e a forma como a escola nos faz refletir sobre o ser humano é incrível, pois ela nos leva ao conhecimento desde a nossa criação no jardim do éden, quando Deus criou o ser humano com suas mãos e todas as coisas que existem, as galáxias, os planetas, os seres vivos, onde o homem é eterno e os animais não, nos levando até a ciência que ensina o que poderia ter acontecido, o chamado big-bang e o evolucionismo e tudo isso vai de encontro dos cristãos e não cristãos na escola e sociedade. Quando se fala, por exemplo, em dignidade, em sentimento, amor, ódio, conhecimento, intelectualidade, desejo, indiferença, está se falando em valores intrínsecos do ser humano, em valores que constituem um patrimônio subjetivo, visualizado no mundo exterior apenas nas manifestações que cada pessoa, em determinados momentos, deixa livremente exalar de seu corpo, de seu espírito, de sua alma, reflexões do nosso ser.

Outra característica do ser humano é a capacidade de sonhar e, assim poder deixar para traz a máscara que lhe cobre a cara, porque todos nós, embora não queiramos admitir, escondemos algo, e esse algo á libertado durante o sonho, pois é com este que conseguimos concretizar tudo o que apenas estava guardado no nosso interior, no nosso coração e a escola nos faz aflorar esse sonho.

Contudo, por mais dificuldades, tristezas, desgostos e desilusões que tenhamos na vida, devemos nos lembrar que o ser humano  é a parte central de todo o universo, isso porque tudo parte dele e de certa forma, volta para ele, é do ser humano  que nasce a vida humana e também as ideias que são capazes de revolucionar os séculos e transformar o mundo, pois a vida tem seu lado bom, e este deve ser o princípio da nossa existência. Quando partimos um dia deste mundo, não devemos considerar que as nossas conquistas foram em vão, pois as pontes invisíveis de afeto que criamos neste mundo irão permanecer sempre na nossa alma. Somos peregrinos ou seja, estamos apenas de passagem aqui na terra, por isso devemos aproveitar a vida ao máximo, sem medo de errar, porque só existe o hoje, o passado ficou na memória, o futuro aqui na terra não conhecemos, então vivamos apenas o hoje, com respeito, coragem pra enfrentar os obstáculos, e amor ao próximo, pois a escola é responsável pela promoção do desenvolvimento do ser humano é na escola que construímos o conhecimento e acima de tudo um ser humano que ama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com