TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Sociais de Ivaildo Bertazzo

Por:   •  24/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE CLARETIANO

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

JAQUELINE OLIVEIRA BETCEL

PORTFÓLIO-1

PROJETOS SOCIAIS DE IVALDO BERTAZZO

Santarém-PA

2021


JAQUELINE OLIVEIRA BETCEL

RA: 8128067

PORTFÓLIO-1

PROJETOS SOCIAIS DE IVALDO BERTAZZO

Trabalho apresentado a disciplina Dança e Músicas para Educadores , no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade Claretiano.

Santarém-PA

2021

Ivaldo Bertazzo

Projeto “Dança Comunidade”

         O Projeto Dança Comunidade, realizado nos anos de 2003 a 2007 pelo educador-bailarino Ivaldo Bertazzo, em parceria com o Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc/SP). Foi um projeto educativo para adolescentes de baixa renda, moradores da periferia paulistana, indicados por sete organizações não governamentais nas quais esses meninos e meninas realizavam o aprendizado de artes em geral e, especificamente, da dança, além dessas tinham aulas de português e outras disciplinas, pois o idealizador do projeto Ivaldo Bertazzo afirma que a educação da periferia muitas das veses se torna deficiente e projeto comtribui com amplianção de conhecimento desses jovens.

O objetivo do projeto foi o ensino da dança por meio do qual se chegaria ao desenvolvimento da identidade e autonomia dos adolescentes, bem como à ampliação de seus horizontes socioculturais, preparando-os para o exercício da cidadania e para a resistência cultural à mídia globalizada.

O projeto ajudou a minimizar vivências de uma realidade da perifería violenta de seus bairros na grande São Paulo, deu novos horizontes em uma rotina sem perspectivas.O projeto se apresentou em vários estados, e posteriormente internalcionalmente.

[pic 2]

fonte: Globo Reporter ,2007.

 Projeto Social “Espetáculo Próximo Passo”

 Em outubro de 2017, Ivaldo Bertazzo em parceria com SESC apresentaram o espetáculo de dança “Próximo Passo”.  É um trabalho que conciste em em promover a dança para redução da depressão , com o total de mil inscritos , onde 40 foram selecionados, são pessoas comuns que nunca tiveram contato com a dança. Segundo Bertazo objetivo é mostrar o quanto a dança e o movimento são importantes aliados no tratamento da doença.

[pic 3]fonte: SESC

Entre os 40 selecionados alguns eram pessoas da melhor idade que foram desafiadas a realizar movimentos, muitos deles bem difíceis, fortificando o corpo.

         O projeto teve várias versões e apresentações na luta contra a depressão, o publico alvo demonstrou uma superação de seus limites pela arte, o espetáculo oportunizou uma qualiade de vida para essas pessoas que se viam em seu mundo depressivo.

 Assim como o projeto anterior “Dança Comunidade” a atividade física traz os mesmos benefícios que as outras: melhora a condição muscular, promove o ganho de condicionamento físico, melhora o equilíbrio e a condição articular. Além disso, a dança tem um efeito terapêutico porque promove a sociabilização e melhora a concentração, não é possível dançar com os pensamentos em outro lugar, o foco é totalmente nos movimentos e os problemas dão um tempo, pelo menos naquele instante.Qualquer um pode transformar sua vida por meio da arte como vimos nos projetos de Bertazz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (72.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com