TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Introdução a docência 1 postagem

Por:   •  12/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.629 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio

O termo educação segundo o site Significados tem por base “o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte”, ou seja, a educação é algo cultural, varia de uma cultura para a outra tendo assim diversas formas de se educar. É de costume de todos dizer que a educação está presente apenas na escola, tendo um professor como guia, mas não há um local único para a aprendizagem ou apenas um alguém para ensinar, estamos sempre em processo de aprendizado com aqueles que estão ao nosso redor, há qualquer momento, local e hora estamos aprendendo novas coisas.

A carta dos Índios das Seis Nações nos traz uma importante questão sobre o educar, para eles foi de grande generosidade a oferta de ter seus homens educados nas escolas do norte, mas isso não seria benéfico em nada dentro da cultura deles, em seu modo de vida de nada serviria um guerreiro que não consegue conviver no meio selvagem e possui habilidades que só são úteis nas cidades do norte, aqui então temos mais um exemplo claro que a educação depende do meio em que se convive.

Cada nação possui uma cultura diferente e a forma com a qual seus indivíduos serão educados vai depender disso. A expressão “falta de educação” se apresenta como um termo preconceituoso, pois para que seja dito é necessário colocar uma cultura ou nação acima de todas as outras e tomá-la como base. O brasil apresenta uma vasta diversidade cultural dentro dele, possuímos diversas formas de aprendizados e culturas espalhados pelo país, sendo que nenhuma é maior ou menor que a outra, todas possuem o seu devido valor igualmente.

1.2 O fax do Nirso

O texto nos traz um exemplo claro de grande parte da população brasileira nos dias de hoje, muitos daqueles que estão presentes no mercado de trabalho pararam seus estudos quando mais novos para iniciarem cedo nesta área, trazendo-nos assim uma reflexão sobre o que é mais importante, um diploma e qualificações ou um bom desempenho e esforço no serviço?

Aqui Nirso usa de uma linguagem informal e errônea com seu superior demonstrando não ter domínio da língua padrão portuguesa, apesar disso, a comunicação entre eles ocorre normalmente e seu chefe se mostra satisfeito com sua capacidade e trabalho. Mas, assim como o gerente foi mostrar para o presidente as mensagens, preocupado com a imagem da empresa isso ocorre também nos dias de hoje, muitos lugares tendem a procurar por funcionários com diversos diplomas e certificados que, nem sempre, vão desenvolver um bom trabalho, mas sim trarão uma boa imagem para o local. Diferente do texto em questão, que apesar da clara falta de escolaridade o homem se apresentou como um excelente vendedor.

Em resumo, ter uma educação formal é de fato extremamente importante, se todos os cidadãos possuíssem seus estudos completos o país demonstraria uma grande melhoria, porém não deveríamos levar isso muito em conta, tendo em vista que alguém que não possui qualquer qualificação pode ser tão apto a realizar determinado trabalho do que uma pessoa que possui um diploma.

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Na escola é função do professor ensinar o aluno a ter um olhar crítico do mundo, fazendo com que ele amplie sua visão quanto as coisas. Dando uma verdade absoluta e ensinando que só existem uma única visão de tudo faz com que tomemos o poder da escolha deles e consequentemente prejudiquemos a capacidade de visão crítica do aluno.

Não há uma verdade absoluta, para tudo se existe mais de um lado á ser observado e o educador deve mostrar e ensinar isso dentro de uma sala de aula, é de nossa responsabilidade tornar o aluno um cidadão apto a analisar as diferentes situações que lhe ocorrem no dia a dia e elaborar suas próprias decisões e escolhas. Um alguém que toma por base apenas uma única verdade, pois lhe foi ensinado assim, involuntariamente está deixando de lado sua chance de escolha.

1.4 Uma pescaria inesquecível

A palavra ética se tem por entendimento o certo e o errado, são as normas e regras da sociedade e possui ligação direta com a moral das pessoas. A ética nos é ensinada desde o nosso nascimento até quando mais velhos, ela vem da criação e educação de cada um dentro de suas casas, sendo de responsabilidade da família formar inicialmente os valores do filho e estes serem aprimorados através de aulas como filosofia e sociologia dentro da escola.

A sentença “Gosto de levar vantagem em tudo, certo?” nada mais é que uma forma de se dizer que está sendo antiético, porém nos dias de hoje isso está enraizado dentro da cultura do país, como o famoso “jeitinho brasileiro”. É de nosso costume usar de ações erradas para que se consiga o que quer, e como desculpa dizer que, se não teve consequências ruins para ninguém então está tudo certo, isso pode ser visto regularmente dentro de nosso sistema político.

Assim como no texto o agir ético vai de fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando, “O que é certo é certo, mesmo que ninguém o faça... e o que é errado é errado, mesmo que todo mundo o faça”, aprendemos sobre ética a todo lugar e tempo, mas vai da escolha de cada um decidir fazer o certo ou não.

1.5 A Folha Amassada

Um professor para exercer sua função precisa ter posse de paciência, autocontrole e o mais importante, empatia quanto aos seus alunos. No dia a dia dentro de uma sala de aula é comum encontrarmos alunos com as mais variadas personalidades, sendo alguns destes, alunos explosivos que não lidam de forma comum com suas emoções, e é de responsabilidade do educador arranjar um meio de confrontar situações como a do texto.

Um aluno explosivo não necessariamente representa um alguém problema, e sim apenas uma pessoa que provavelmente está passando por questões internas que o afetam de forma a não conseguir controlar suas emoções e sentimentos. Em casos como esses é possível ter um diálogo para tentar auxiliar e mudar a forma de pensar dele, o uso de técnicas pedagógicas como a feita pelo professor no texto é uma boa saída para isto.

Em uma sala de aula é necessário sempre se estar disposto a ser o porto seguro dos mais novos, demonstrar empatia e ensinar-lhes a fazer o mesmo, mas além disso, mostrar que se algo precisa ser dito então que seja, porém de uma forma a não magoar os outros, e se assim ocorrer, responsabilizar-se por seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com