TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUERO SÓ PEGA UM TEXTO, ISSO É LIXO

Por:   •  3/12/2021  •  Abstract  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Estéticas das Periferias

O Encontro Estéticas das Periferias é realizado desde 2011. Há cinco anos o evento é organizado de forma descentralizada a partir dos 26 territórios periféricos que formam sua base atualmente. O grupo curatorial conta com 52 coletivos, dois por região. Para realizar o evento, a Ação Educativa conta com inúmeros parceiros e patrocinadores.

Desde 2017 realizamos o campeonato de Slams, sempre sob o comando de Emerson Alcalde, um dos maestros do Slam da Guilhermina. Integrando à programação do Estéticas das Periferias, o torneio é realizado na Casa das Rosas, espaço cultural situado na Avenida Paulista. O primeiro campeão foi o Slam da Ponta, de Itaquera. No ano seguinte foi a vez do Slam Fluxo, de Ermelino Matarazzo, igualmente da zona leste, confirmando a vocação dessa região para as batalhas de poesia falada. No ano de 2019, a semifinal e a final do campeonato passaram a acontecer no Instituto Moreira Salles, igualmente sediado na Paulista. Aquela edição histórica teve como vencedor o Slam Capão, do icônico bairro Capão Redondo, periferia da zonal sul de São Paulo.

Em 2020, realizamos o Estéticas das Periferias em formato online devido a pandemia do coronavirus. Foi um grande desafio. Mas, essa condição nos possibilitou ter a participação de Slams de outros estados. E foi exatamente um grupo de fora de São Paulo que ganhou. O Slam Poetas Vivos, de Porto Alegre, sagrou-se o grande campeão. Assim como os anteriores, este Slam de jovens negros e negras teve como prêmio a publicação de um livro que materializa em papel, aquilo que as pessoas fruem somente na oralidade. Boa leitura!

Eleilson Leite, coordenador de cultura da ONG Ação Educativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com