TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL ll

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.523 Palavras (27 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 27

     

[pic 1]ERIKA APARECIDA MARIANO – RA 366121

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL ll

LUCÉLIA – SÃO PAULO

2014

[pic 2]

[pic 3]

ERIKA APARECIDA MARIANO – RA 366121

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISI0NADO

ENSINO FUNDAMENTAL ll

Relatório de Estágio apresentado Supervisionado Ensino Fundamental ll. Apresentado ao Curso de Licenciatura em Matemática como parte da exigência da disciplina  Estagio supervisionado ll, sob a orientação da Prof.º Sônia Maria Trevizan Pinotti.

LUCÉLIA – SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO        4

INTRODUÇÃO        5

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO  - ENSINO FUNDAMENTAL l:        5

1 – OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA        5

1.1. Caracterização da escola        5

1.2. Concepção Pedagógica da Instituição        6

2 – ENTREVISTA COM RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA        24

3 – PLANO DE AULA        25

4 – REGÊNCIA        28

CONSIDERAÇÕES FINAIS        29

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        29

        

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome da Estagiária: ERIKA APARECIDA MARIANO

RA: 366121

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2014

Início do Estágio:13/10/2014         

Término do Estágio: 31/10/2014

INTRODUÇÃO

Paulo Freire diz que saber ajuda no cumprimento da minha tarefa como professor. Muitos professores têm experiência em ensinar, ou seja, “bagagem”, mas devemos como professores entender que a formação é continuada. Devemos desenvolver a competência profissional, mesmo porque o professor pode ter vários anos em sala, mas todos sabem que no estágio há um  capricho, é diferente, há uma transformação, os alunos são testemunhas de que o estágio é um dos melhores momentos da aprendizagem mesmo o professor sendo tradicional ele consegue planejar e estagiar bem.

O Estágio Supervisionado, segundo a Lei n.º 11.788 de 25 de setembro de 2008 é obrigatório, conforme as Diretrizes Curriculares estabelecidas e, sua carga horária é requisito para a aprovação e obtenção do diploma.

Os objetivos do Estágio Supervisionado são o de proporcionar ao estudante experiências praticas que contemplem o seu aprendizado, de forma a aperfeiçoar seu processo de formação profissional e humana; reflexão sobre as práticas docentes envolvendo as problemáticas existentes no interior das escolas, reflexão contextualizada que possibilite ao aluno o estudo da realidade educacional; oferecer ao estagiário a oportunidade de aprender com a prática do trabalho cotidiano e, desenvolver seu aprendizado e seu crescimento profissional.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO  - ENSINO FUNDAMENTAL l:

1 – OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA

   1.1. Caracterização da escola

1.2. Concepção Pedagógica da Instituição

A escola tem uma boa localização dentro da cidade e conta atualmente com cerca de 515 alunos do 1ª ao 5ª ano do ensino fundamental, distribuídos em duzentos e setenta alunos no período da manha, duzentos e trinta e cinco alunos no período da tarde e doze na Educação Especial.

Pequena parte de nossos alunos necessita de ajuda no material escola, moram precariamente na periferia da cidade, possuem um vocabulário restrito, utilizando constantemente “palavrões” como linguagem do seu cotidiano.

A família desses alunos está sempre em conflito, há muitos casos de pais separados e aos alunos muitas vezes moram com outras pessoas. A formação escolar desses pais varia entre pais que estudam até a 4ª serie e alguns que não A escola de educação infantil é  um espaço de cuidado e educação, organizado e planejado para atender crianças de 2 a 6 anos. O papel da escola é ajudar a criança a ser inserida na cultura, compartilhando com a família responsabilidade pela formação humana de seus filhos. Assumir  essa dimensão das creches e pré-escolas é promover os cuidados necessários à preservação da vida, contribuindo efetivamente para o aprendizado do auto cuidado, ligado as necessidades básicas de alimentação, sono, higiene e saúde.

Esse aprendizado se estende até o conhecimento das leis mais gerais que regem a natureza e a cultura, passando essencialmente pelo aprendizado do brincar, exercitado cotidianamente nos jogos de faz de conta, que possibilitam a ela a compreensão e a transformação dos demais aspectos.

O papel é desenvolver todas as demais formas de linguagem, fazendo a mediação entre a criança e a cultura e possibilitando seu  acesso às fontes de conhecimento.

Estudo de Artigo – Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perpectiva

As autoras no início do artigo, nos instigam a pensar sobre “Memória”. Aliás o que é a memória? Qual é o seu papel dentro da sociedade e na educação qual? E será que dentro das escolas, ela está sendo discutida da forma que deveria, isso se realmente é um tema que está sendo trazido para dentro da sala de aula?

Indaga que inúmeros autores têm pensado sobre “a memória como um fenômeno político e social central no contexto histórico em que vivemos na contemporaneidade”. Ou seja, a Memória é central ao entendimento da sociedade e da política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (350.3 Kb)   docx (349.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com