TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radios anos 90

Por:   •  18/6/2015  •  Abstract  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Defina pragmática e de exemplos nos quais se possa identificar os interesses de diferentes usuários da língua:

A pragmática trata da relação dos signos com seis interprestes, trata do signos como identidade institucional que em princípio só existe para um número limitado de usuários, e sempre funciona dentro de um determinado grupo social. A pragmática consiste num habito de um interprete usar o veículo do signo sobre certa circunstancias e universalmente de esperar que essa ou aquela a circunstância em que o signo será usado.

Ex: uma está incomodada com outra que está fumando ela pode falar “pode deixar de fumar por favos?” ou “huum esta sala precisa de um purificador de ar”

Defina estruturalismo linguístico e explique, com exemplos os conceitos de sincronia x diacronia e paradigma x sintagma.

Os estruturalismo propõe abordar qualquer língua com um sistema na qual um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantem os demais elementos esse conjunto de relação forma uma estrutura.

Diacronia x sincronia: a diacronia trata dos fatos de uma língua observando a evolução dela através dos tempos a diacronia estuda, a evolução de um estado da língua para outro estado em que ela se encontra EX: a palavra “POR” vem do latim cuja a evolução é poneres> poner>põer>poer>pôr. A sincronia trata dos fatos de uma língua considerando um determinado estado em que ela se encontra, a sincronia estuda a língua num determinado momento. EX: “POR” (pões, pusestes, pusera, pusesse, puser)

Paradigma e sintagma: o paradigma é o conjunto de termos com traços comuns de significação, e o sintagma corresponde a caracterização dele na construção frasal. Cada termo do sintagma possuem um respectivo paradigma.

                 Paradigma x sintagma

EX:                 prazer em vê-lo  

Conceitue ícone índice e símbolo, na visão de C.S Peice , e exemplifique, inclusive em relação a língua.

Ícone: um signo que é determinado por seu objeto dinâmico em virtude de sua natureza interna, relação de semelhança e de similaridade. EX: fotografias pinturas e gravuras.

Índice: um signo determinado por seu objeto dinâmico em virtude da relação real que mantem com ele, a relação direta, e de contiguidade. EX: fumaça(fogo) sirene(atenção) vermelho(paixão)    

Símbolo: um signo que é determinado por seu objeto dinâmico no sentido no qual ele será identificado, relação convencional contiguidade instituída.

EX: imagem do papai Noel

Hipertexto: é um termo que remete a um texto, qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons cujo o acesso se através de referências especificas, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. As principais característica são intertextualidade, acessibilidade, precisão, dinamismos, interatividade, velocidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear

A estrutura do hipertexto é repleta de nós, apresenta-se como uma metáfora da mente humana. O caminho, no caso a leitura, é definido ao andar. Não há delimitações espaciais. O mundo encontra-se ao alcance do mouse. O hipertexto aparece como a potencialização do texto, um novo processo de escrita e leitura que determina novas práticas nos leitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com