TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme A Onda

Trabalho Universitário: Resumo Filme A Onda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  10.816 Visualizações

Página 1 de 4

A Onda – Contaminação Fascista

O filme A Onda é baseado em um livro de 1981 de um escritor chamado Todd Strasser, que na adaptação para o cinema acabou sendo o roteirista do filme. O livro, por sua vez, é baseado em fatos reais de uma história, acontecida nos EUA, que ficou conhecida como “A Terceira Onda” e aconteceu no colégio Cubberley Senior High School, em Palo Alto, na Califórnia, no ano de 1967.

O filme expõe a força de uma ditadura e a influencia de um líder, no caso do filme o professor (Rainer Wenger) sobre seus alunos e como é possível nos tempos atuais a criação de uma autocracia (pegar o poder para si).

O professor (Rainer Wenger) buscava dar uma aula onde os alunos pudessem sentir o poder de uma ditadura mais dinamicamente do que teoricamente, e a cada aula ele era impulsionado a utilizar basicamente as mesmas técnicas de regimes ditatórias para sua classe, pois ele queria uma real compreensão do assunto e com isso foi surgindo os obstáculos como o fanatismo de certos alunos. Sua busca obteve sucesso em partes, pois ele conseguiu mostrar que é possível ser criado um regime ditatorial sobre seus alunos, mais por outro lado essa influencia alterou o comportamento de certos alunos chegando ao ponto de ter ocorrido um suicídio por um deles.

Outros personagens como Marco, Tim, Lisa e Dennis buscavam algo para se acreditar pois o filme deixa claro a falta de valores e orientação sobre esses jovens e através desse movimento chamado “a Onda” sentiram-se seguros em uma comunidade com ordens e disciplina

O que impulsionava cada vez mais esses alunos era a força que eles sentiam por terem criado uma comunidade onde somente o correto era os seus ideais, os obstáculos eram as ideias contrarias a esse movimento. Essa busca não obteve sucesso pois o movimento afetou todos eles. Ficaram fanáticos ao movimento e agressivos a tudo que era contrario a ele.

Apenas duas alunas (Mona e Karo) buscavam o fim do movimento, pois somente elas enxergaram a proporção do fanatismo dos outro alunos. Essa busca teve obstáculos, pois somente elas pensavam diferente e consequentemente elas não colocaram fim no movimento mais obtiveram sucesso pois o líder (professor) acabou dando um fim a esse movimento.

O assunto central do filme é a ascensão de regimes totalitários como o nazismo e o fascismo, a abordagem desse assunto é através de uma sala de aula onde o líder é o professor e os alunos os seguidores da sua teoria ditatorial.

A abordagem do filme deixa uma resposta e uma pergunta: “como os alemães foram influenciados pela autocracia?”. Essa resposta explica como pessoas foram influenciadas por ideias de revolta perante a situação de seu país e através de um líder autoritário e inteligente mostra como é fácil criar regimes ditatoriais e com isso levar o ser humano a se tornar agressivos a outras opiniões levando a atos de vandalismo e violência assim como ocorreu na Alemanha durante a segunda Guerra Mundial.

Uma das respostas mais contundentes seria o fenômeno da “psicologia das massas”, e mostra como as pessoas, para poderem se sentir pertencentes a um grupo, tornam-se facilmente influenciadas, chegando a perder a capacidade de pensar por si próprias.

O filme segue uma ordem cronológica de uma semana essa ordem deixa claro para o expectador a força da influencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com