TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Amistad

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Filme Amistad. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  8.885 Visualizações

Página 1 de 4

Amistad

Dirigido por Steven Spielberg, com roteiro de David Franzoni, de 1997, o filme “Amistad” trata da história verídica que levou a um dos julgamentos clássicos dos Estados Unidos da América, sobre a questão da escravidão.

Em 1839, perto da costa de Cuba, o navio La Amistad foi palco de uma insurreição. Os africanos escravizados conseguiram se libertar das correntes e dos porões do navio e, liderados por Cinqué, matam a tripulação espanhola, deixando apenas dois espanhóis vivos que serviriam para encaminhar a embarcação de volta para a terra de origem daqueles negros. Ao invés de cumprir o trato feito com os africanos a bordo, os dois espanhóis direcionam o navio para a costa de Connecticut, norte dos Estados Unidos da América.

Nesse lugar, os africanos, que eram por volta de cinquenta, tornam-se prisioneiros e réus diante dos tribunais americanos. Inicialmente, iriam ser acusados de homicídio, uma vez que assassinaram a tripulação espanhola; no entanto, logo o caso se tornou uma questão de propriedade, pois passaram a se questionar sobre quem seriam os donos daqueles escravos – a Rainha Isabel I da Espanha, os dois espanhóis sobreviventes, os oficiais americanos que apreenderam o navio La Amistad e controlaram a rebelião, ou seriam os negros donos de si mesmos? Dentro do Tribunal o litígio se formou entre aqueles contrários a crença de que os negros deveriam ser libertados e aqueles que acreditavam na liberdade dos africanos – estes últimos adeptos do movimento dos direitos humanos, que ainda ia tomando suas formas iniciais.

O primeiro julgamento estava praticamente ganho depois de o advogado Roger Baldwin ter mostrado o inventário da carga do navio La Amistad que provava que os negros eram de Serra Leoa, adquiridos através do tráfico de escravos. Porém, é nesse momento do filme que o dilema dos africanos se torna uma questão política: com o receio de que uma Guerra Civil entre norte e sul dos EUA fosse estimulada pelo desenrolar daquele julgamento, o poder executivo resolve intervir, designando um novo juiz para o caso e excluindo o júri – o que complicaria o trabalho da defesa, uma vez que o júri era uma boa peça dentro do julgamento para ser convencida sobre a necessidade de reconhecer a liberdade daqueles negros.

Tomando o conselho dado pelo ex-presidente americano John Quincy Adams, a nova tentativa de defesa procura ir além do que foi posto no tribunal até então, além de provar a origem dos réus: procurou-se contar a história de vida daqueles negros. O advogado – agora assistido de um tradutor verdadeiro – convence o líder da insurreição do navio La Amistad, Cinqué, a ir diante do tribunal conversar, contar suas histórias de vida, testemunhar. Nesse momento do filme, cenas que mostram as perversidades do tráfico negreiro traçam o caminho percorrido pelo personagem líder dos negros réus, formando as lembranças que logo seriam relatadas diante do novo juiz.

A decisão judicial foi positiva para os réus: o juiz considerou verdadeiro o fato de eles serem da África e afirmou que todos tinham direito de retornarem para sua terra natal numa embarcação à custa do Estado americano. Essa notável posição de independência dos tribunais americanos frente aos interesses do poder executivo se tornou assunto internacional, havendo o embate entre figuras políticas que acreditavam que essa característica era um empecilho ao governo e outros que afirmavam ser aquilo um fator para liberdade dos cidadãos.

Contudo, o dilema dos africanos do Amistad não acaba por aí. Há uma nova investida do Presidente, diante da ameaça da Guerra Civil americana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com