TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do filme: El-método (o que você faria?)

Por:   •  12/3/2018  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  2.053 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL GOIÁS

Análise do filme: El Método (O Que Você Faria?)

         

         El método, chamado de O método/ O Que Você Faria é um filme argentino-hispano-italiano de 2005 dirigido por Marcelo Piñeyro e baseado na obra teatral El Método Grönholm. O filme apresenta a seleção de candidatos a executivo de uma multinacional que enfrentam diversos testes que irão determinar qual o mais apto. Esta seleção é feita através do chamado Método Grönholm, este método se faz através da reunião dos candidatos aonde se analisa a interação do grupo em determinadas situações, sendo composto por testes psicológicos colocando os mesmo em situações extremas de pressão, subordinação e até mesmo vexatórios.
        O filme busca discutir assuntos importantes como o limite das seleções de empregos, ética e moral já que traz um processo de seleção constrangedor, sem contar o fato de que como foi retratado no filme a empresa selecionadora claramente usou de ferramentas antiéticas.
        É possível analisar o filme de três maneiras, através da visão dos recrutadores, dos candidatos e do expectador. A visão do expectador é no mínimo interessante, observamos 7 pessoas jogando um jogo injusto e assim acabamos defendendo e logo após massacrando o mesmo individuo devido suas atitudes no ato seguinte. Ao analisar a situação pelo o olhar do candidato, de primeira vemos um absurdo, porém algo o qual o mesmo se submete pela necessidade, uma posição de executivo de uma multinacional não é algo simplesmente descartável. Já sobre o olhar da empresa é difícil de se dizer, ela tornou uma seleção em algo sádico, aonde os candidatos se tornam fantoches de suas experiências psicológicas.

        Ao relacionar o filme com o texto vemos que a empresa ficcionista DEIKA não possui escrúpulos e não respeitam quaisquer privacidades dos candidatos, utilizando de discriminação em seu recrutamento e outras ferramentas que apresentam abuso de técnicas um tanto quanto exageradas. A empresa utilizou até mesmo de câmeras ocultas ( de forma ilegal, claro) para analisar a postura dos candidatos diante de certas situações, avaliando fatores como suas inseguranças, arrogância, espirito de equipe, desiquilíbrio emocional entre outros.  O perfil apresentado por esta empresa demonstra uma companhia sem escrúpulos e que possivelmente faria de tudo para obter o que deseja.
        O filme foi feito com o objetivo de abrir um tópico para ser discutido e refletido: os métodos e técnicas utilizadas para selecionar pessoas. É necessário se falar ate que ponto estes processos são legais e objetivos e quando os mesmo passam dos limites. É preciso ter responsabilidade sobre os métodos praticiados nas seleções de pessoas, afinal de contas os candidatos estão em uma posição de fragilidade emocional pela pressão já causada pelo fato de estarem em uma seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com