TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme: El Método (O Que Você Faria?)

Por:   •  15/3/2016  •  Resenha  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  19.435 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

NÚCLEO DE GESTÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

[pic 1]

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS I

PROFESSORA: DENISE SOUZA

ALUNAS: ELISÂNGELA FERREIRA DE MELO

              FERNANDA MEYRE DA SILVA ROCHA

Análise do filme: El Método (O Que Você Faria?).

Recrutamento: O filme El Método retrata a disputa em um processo seletivo para um alto cargo executivo, onde a empresa DEKIA utiliza o Método Gronholm, que teve o modelo de reunir todos os candidatos e interagir entre eles (dinâmica de grupo, que é altamente aconselhável já que a posição a ser preenchida é vital para a organização), era composto por testes psicológicos e práticas que levam os candidatos a um comportamento apreensivo, uma vez que todos foram submetidos a situações extremas que os colocaram um contra o outro, para indicar qual dos candidatos era verdadeiramente capaz de ocupar de forma adequada o cargo ainda em aberto na organização. A técnica de recrutamento utilizada foi externa, pois a empresa do filme, DEKIA, não buscou alternativas com base nos recursos humanos existentes na organização, optou por novos talentos para preencher a vaga existente.

Seleção: O processo de seleção teve algumas fases, que foram desde o preenchimento repetitivo de um formulário, utilizado provavelmente para testar a paciência dos candidatos, onde um dos candidatos reclama do preenchimento de vários formulários iguais, mas é contrariado pelos outros que estão preenchendo sem reclamar, e pela secretária que na verdade é uma psicóloga disfarçada, onde ela diz aoo candidato que ele não é obrigado preencher o formulário, muito menos estar ali, até a colocação do grupo de candidatos em uma sala fechada e deixados a sós e, a partir dos testes sugeridos pela empresa via computadores começam a interagir entre si para ver quem se destaca. A forma de realização da dinâmica de grupo foi a simulação, criada com o propósito de conhecer o candidato nas várias etapas de um processo decisório, visto que o que se deseja saber é o provável nível de competência dos candidados. Um dos computadores delegava uma tarefa em grupo, a escolha de um líder representante, sendo que em todas as fases do processo, a própria equipe agia como um juiz, com poder de contratação e de eliminação. O mesmo candidato considerado líder nessa dinâmica foi colocado “contra a parede” durante a tarefa seguinte, quando exposta uma de suas ações enquanto gestor de outra empresa que causou conflitos éticos. Acabou sendo eliminado do processo.

Em outra dinâmica acabou sendo levantada a questão sobre a mulher inserida no mercado de trabalho e sua importância na maternidade. A discriminação referente à idade e ao gênero ficou explícita na questão que uma candidata se dirige aos colegas, por ser mais velha que alguns, quando a mesma pergunta se foi desclassificada por ser mulher, por ter passado dos quarenta anos ou pelas duas coisas. 

Houve também a dinâmica referente à descoberta de um integrante da organização disfarçado entre eles de candidato, este só é descoberto após um dos candidatos apontá-lo perante o grupo como líder sindical e que estava com medo de que a empresa descobrisse seu passado, quando na verdade ele era o psicólogo da organização e tinha inventado uma biografia fictícia para ver a atitude do candidato. Pressionado e inseguro, pensando ter respostas apropriadas a serem ditas, acaba sendo eliminado em seguida, pois havia prometido sigilo ao colega sobre o passado.
        Identificado o integrante da organização, ele passa a dirigir as tarefas, o que anteriormente estava sendo feito apenas por computadores. 

As câmeras ocultas eram outra forma de analisar a postura dos candidatos. De forma a avaliar fatores como: grau de persuasão, arrogância, insegurança, espírito de equipe e até mesmo o desequilíbrio emocional. Numa discussão sobre o método de seleção usado com câmeras, um dos candidatos diz que, em alguns casos, câmeras escondidas são utilizadas normalmente, já outro candidato questiona a legalidade desse procedimento, sendo contrariado por outro candidato, já que a ilegalidade não é um problema para o poder da empresa.

Durante os intervalos entre as dinâmicas, surgem conversas informais que denotam atitudes, posturas e valores dos candidatos, assim como interesses pessoais e intimidade, onde uma candidata se envolve sexualmente com outro candidato, cujo qual era considerado o “macho ibérico” por ter ideias machistas, que também foi eliminado em uma das dinâmicas.

Restando apenas dois candidatos, um homem e uma mulher, é pedido a eles que um convencesse o outro, usando qualquer argumento, a abandonar a vontade de ocupar este emprego, desistindo do “jogo”. Aproveitando-se de um caso amoroso do passado, o homem usa seu charme e numa conversa para a mulher faz com que ela desista, acreditando em suas palavras, e entregando-se aos possíveis planos que ele fizera com ela. O filme termina com a saída da última candidata pelas ruas de Madrid totalmente devastada pela marcha que havia ocorrido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com