TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME “O QUE VOCÊ FARIA?”.

Por:   •  22/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  1.900 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

 


[pic 1]

ANÁLISE DO FILME “O QUE VOCÊ FARIA?”.

PROFESSORA: Lilian Delamico

Santo André

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

 BRUNO F. DA S. ZANSAVIO, RA: 9911157494

 FABIANA N. VITORINO, RA: 1299104777

FERNANDO TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RA: 9911148737

 MARCIO JOSÉ SANCHES, RA: 8874424300

PAULO RODRIGUES, RA: 8803332843

 VINICIOS SILVA OLIVEIRA, RA: 9088468207

PROFESSORA: Lilian Delamico


Santo André

2016

  1. Sinopse do Filme.

A abertura do filme mostra-nos o cotidiano dos candidatos ao posto de executivo da empresa “Dekia”, a cidade de Madri tomada pelos manifestantes que protestam contra o encontro da cúpula do FMI – Banco Mundial.

Duas mulheres e cinco homens disputam uma vaga para um cargo executivo de uma empresa na Espanha (Madri), onde estão fechados em uma sala para participarem da última etapa da seleção do qual apenas restará um.

A prova utilizada foi elaborada num chamado “Método de Gronholm”, onde os candidatos são posto a prova de suas necessidades de sobrevivência naquele momento.  Certas dinâmicas colocou o caráter de alguns participantes em jogo na tentativa de eliminar todos os seus opositores.

O método utilizado na contratação do pessoal faz com que o avaliador mecha com o psicológico dos participantes, onde eles são induzidos às práticas de transparência e comportamento nervoso, quando o candidato é colocado nesta situação extremas são quase que jogados um contra o outro, nesse tipo de conflito são sempre onde aparecem as discussões, inseguranças, mechem de tal forma com o psicológico que o candidato se vê na obrigação de lutar, tanto a parte física como o emocional para sair ileso do processo de seleção.

A empresa fez outras fases dentro deste mesmo método, como por exemplo, a descoberta de um integrante da empresa camuflado de participante da vaga, a escolha de um líder no grupo, fazendo com que os candidatos agissem como um “avaliador” com poder de contração e demissão. A empresa em questão mostrou que iria contratar o candidato que demonstrasse alto grau de equilíbrio psicológico e emocional, e que resistisse a pressão e ao estresse colocado em jogo.

O Filme “O que você faria?” (El Método) foi produzido em 2005 por Marcelo Pineyro.


Santo André

2016


  1. Os Candidatos.

  • Júlio
  • Ana
  • Nieves
  • Fernando
  • Ricardo
  • Henrique

Todos em busca de um único objetivo: Ser o mais novo Executivo da empresa.

  • Júlio, participante bem preparado, ágil, comunicativo, porem, o fato de ter denunciado a empresa em que trabalhava por motivos ambientais foi visto por seus concorrentes um ato de má fé contra a própria empresa. Já que a partir deste ato, causou mais de 200 demissões.

  • Ana, idade aproximadamente de 42 anos, não passou segurança para seus “avaliadores”, ela não conseguiu argumentar na prova, duvidaram das habilidades que ela havia dito para eles, não manteve a postura e ética, quando questionada sobre a idade e que seria um pouco velha para ocupar o cargo, Ana não conseguiu se conter e agrediu verbalmente seu concorrente.
  • Nieves candidata também muito bem preparada, com conhecimento muito extenso na área de economia, sabe outras línguas (o que seria um diferencial), porem, se deixou levar pelas emoções e foi prejudicada por esta falha que teve. Fora que se envolver sexualmente dentro de uma empresa é um ato inadmissível.
  • Fernando, ao contrario de Nieves, não conhecia nenhuma outra língua a não ser o espanhol por isso foi seriamente prejudicado, ele deveria no mínimo dominar outra língua para poder concorrer ao cargo de alto executivo. Deixou a desejar sobre temas de atualidades, e assim como Ana, ofendeu seus opositores, e de certa forma também foi ofendido por Carlos.
  • Ricardo era o psicólogo das provas e do tal método, em conversa com os participantes afirmou que em outras seleções diversos candidatos já lhe agradeceram pelo que aprenderam com o método. Trabalhou perfeitamente, passou confiança, e firmeza em suas ações, de tal forma que não foi reconhecido pelos candidatos eliminados. Sem esquecer-se de sua “aliada” Montse, a secretária que desde o começo do filme interagia com os participantes influenciando nas provas, mostrando a impaciência de alguns e assédios de outros.
  • Henrique, claramente não trabalhou seu autocontrole, indeciso nas palavras, visivelmente levados por opiniões, não demonstrou ser confiável ao ser abordado por Montse no meio da conversa com o Ricardo, já que sabia sobre as informações privilegiadas de seu colega, era o único candidato a ter ouvido falar sobre o método Gronholm.
  1. A postura de controle nas Organizações.

O controle assim como o Planeamento, a Organização e a Direção fazem de um ciclo averto do processo administrativo, todas essas funções estão ligadas entre si. O controle como função administrativa- é a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva quando necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório. Chiavenato (1994). A palavra controle tem muitas conotações e seu significado depende da função ou área especifica em que é aplicada.

A palavra controle pode ser entendida:

  • Função administrativa que compõe ou faz parte do procedimento administrativo, como planejamento, organização e a direção em que antecede.
  • Como os meios de regularização utilizados por um individuo ou empresa, como certas tarefas reguladoras que se aplica em uma empresa para acompanhar e delimitar o seu desempenho e orientar as decisões.
  • Como função restritiva de um sistema para manter os participantes dentro dos padrões desejados e evitar qualquer desvio, como por exemplo, controle de frequência e expediente, para evitar possíveis abusos.

O controle verifica se a execução está de acordo com aquilo que foi planeado: quanto mais completos, definidos e coordenados forem os planos, e maior o período para qual foram feitas.

A finalidade é assegurar que os resultados das estratégias, politicas e diretrizes, se ajustem tanto quanto possível aos objetivos estabelecidos.

Um sistema de controle produz informação sobre o desempenho de um tema, para que alguém possa tomar decisões. Para isso é preciso definir procedimentos e ferramentas para produção, processamento e apresentação de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com