TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do filme: um jardineiro real

Projeto de pesquisa: Revisão do filme: um jardineiro real. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO:

Período de escravidão, Local isolado, formado por escravos negros fugidos... Esta talvez seja a primeira idéia que vem à mente quando se pensa em quilombo.

Essa noção, em partes está correta, pois foi apartir da escravidão que surgiram as comunidades quilombolas no Brasil, portanto antes de iniciarmos a discussão sobre as comunidades quilombolas, devemos primeiramente voltar-nos para nossa História, ligado exclusivamente ao período no qual houve escravidão no País.

Sobre este tema, nos lembramos dos capitães-de-mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil, dos Palmares, da dedicação, da resistência a escravidão, deias defendidas pelos abolicionistas, e de muitos outros fatos ligados a este assunto.

Com isso as comunidades quilombolas, nos proporcionou voltar as raizes da nossa história, para somente então poder entender claramente, como as comunidades se formaram, por qual motivo, qual a forma de subsistencia, sua cultura, e o que nos deixou de herança.

No inicio do trabalho o grupo não possuia nenhum dominio sobre o tema, mais conforme as pesquisas, percebemos que as comunidades quilombolas fazem parte de nós,da vida de cada um e que já sabiamos do que se tratava, ao recordamos das simples aulas de história.

Resenha do Filme: O jardineiro fiel

O filme o Jardineiro Fiel, conta a história de um diplomata britânico e jardineiro (nas horas vagas), chamado Justin que perde sua esposa de forma trágica. Justin conhece e se apaixona por Tessa, uma ativista de causas humanitárias. Os dois se conheceram em um congresso, onde ele é questionado por ela. Após uma discussão se tornam amigos e dessa amizade nasce à união, se casam e ela engravida. Devido a uma proposta de trabalho se mudam para a África.

Na África, Justin continua com seu trabalho diplomático enquanto Tessa se envolve em causas humanitárias e trabalha ao lado do médico Arnold Bluhm. O seu envolvimento com essas causas a faz notar que algo estranho acontece, levando-a, a uma investigação sobre a presença de indústrias farmacêuticas no Quênia. Na investigação Tessa observa que muitas pessoas têm morrido logo após ingerirem alguns medicamentos e a causa das mortes não é revelada, levando a crer que uma empresa farmacêutica tem usado pessoas como cobaias para testar seus medicamentos, e o pior é que as pessoas não sabem que estão sendo usadas para tal fim.

Por fim essas investigações a levam a preparar um dossiê expondo denunciar as ações criminosas que estão acontecendo para a Organização das Nações Unidas, o que a faz ser assinada. Quando Justin volta da viagem a trabalho é avisado do assassinato de sua esposa e retorna ao Quênia para reconhecer o corpo. Devido aos mistérios que cercam a morte da esposa, ele decide investigar, pois, as informações que o consulado forneceu não foram convincentes. Com isso descobre o trabalho que sua esposa vinha desenvolvendo e decide ir atrás de informações que lhe ajudem a concluir o dossiê. Consegue as provas e consegue e entrega-las as autoridades por meio de um amigo. Após a sensação de dever cumprido decide retornar ao local onde sua esposa foi assassinada com a intenção de se suicidar, porém é assassinado antes provavelmente pela mesma pessoa que matou sua mulher.

Nesse filme podemos observar que ocorrem vários conflitos éticos como em relação ao teste de medicamentos em pessoas de comunidades pobres, negras, sem o conhecimento delas sobre o uso desses. A empresa pesquisadora por achar que essas pessoas, por viverem em um país pobre e que já estariam mesmo condenadas a morte, poderiam ser usadas em testes com fins lucrativos.

Um outro aspecto a ser observado foi em relação ao fato das autoridades saberem que este teste estava sendo realizado e mesmo assim se omitirem, deixando pessoas inocentes servirem de cobaia e serem mortas por estarem sendo usadas contra o seu conhecimento e consentimento no teste de experiência de medicamentos.

Nesse filme, a moral e a ética se confundem bastante. Fica muito claro que 'os fins justificam os meios'. Pois o casal protagonista, em ocasiões específicas, deixa o senso de moral falar mais alto em detrimento da ética e dentro das causas (nobres) que ambos abraçaram: ela, em nome das questões humanitárias, sociais da África; ele, em nome da memória da esposa, ao dar continuidade aos ideais defendidos por ela.

A maior reflexão desse filme é que devemos pensar como cidadãos no bem coletivo que está acima de interesses particulares. A decisão que for tomada pelo governo tem que ser em favor do povo e não de uma corporação, que temos que exercer nosso censo crítico refletindo e analisando tudo que nos é proposto, e não aceitar algo sem que tenhamos conhecimento e de sem sermos consultados. E, além disso, para as pessoas da área da saúde fica claro que como “pesquisadores” devem seguir os princípios da ética em pesquisa e não expor seres humanos a situações de risco psicológico e físico e sempre respeitar o bem soberano que é a vida.

História

As comunidades quilombolas no Brasil surgem a partir da escravidão, tambem conhecida como escravismo ou escravatura. existente desde o período colonial até o final do império, marcada principalmete pela exploração da mão de obra negra,que fora trazida do continente Africano, pelos Europeus, e transformada em mão de obra escrava no Brasil.

O transporte era feito da África para o Brasil nos porões do navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, e os corpos eram lançados ao mar.

Vale lembrar que não foram só os negros trazidos da Africa, os escravizados, mas também os indigenas. Entretanto a escravidao indígena foi abolida oficialmente no século XVII.

Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam de sol a sol, sendo trapos o que de roupas para vestirem, recebendo uma pessima alimentação

Passavam as noites em galpões escuros, úmidos e com pouca higiene, que recebiam o nome de senzalas, eram acorrentados para evitar que alguem pudesse fugir.

Os escravos eram castigasdos fisicamente, por seus senhores, sendo o açoite a punição mais comum, além deste, os esscravos eram proibidos de praticar sua religão, ou realizar suas festas e rituais africanos, tinham que seguir o que era imposto pelos senhores de engenho,ou seja, seguir a religião católica,e adotar a língua portuguesa.

Mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com