TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE, COTIDIANO ESCOLAR E CULTURAS: UMA APROXIMAÇÃO

Por:   •  6/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  1.343 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade para a disciplina de Educação Cultura e Sociedade

Curso 2ª Licenciatura em Artes Visuais

Damaris de Souza Gouveia Domingues

18/09/2016

“SOCIEDADE, COTIDIANO ESCOLAR E CULTURA(S): UMA APROXIMAÇÃO”.

(VERA MARIA FERRÃO CANDAU)

RESPOSTA DAS QUESTÕES PROPOSTAS

1 – A autora cita que no Brasil, a questão multicultural originada das lutas de grupos sociais excluídos, apresenta uma configuração própria, pois foi construída com uma base multicultural muito forte, através da nossa história. A discussão sobre as questões multiculturais na America Latina coloca a nossa história como uma história trágica e dolorosa, marcada pela exclusão. Nessa perspectiva, o Ministério de Educação Nacional criou uma proposta, em 1997 de incorporação da pluralidade cultural entre os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

2 – No que diz respeito às tensões presentes no mundo globalizado, a autora privilegia três fundamentais para questões educativas:

a) A Globalização versus Multiculturalismo: A globalização aproxima os grupos de culturas diferentes e o grande desafio, portanto é que se pretende o igual, mas ao mesmo tempo, exige-se o diferente.

b) A igualdade versus diferença: A igualdade não está oposta as diferenças, pois sejam quais forem às exigências do mundo globalizado, é necessária uma sociedade que respeite às diferenças próprias de cada individuo e o reconhecimento dos direitos básicos de todos.

c) Universalismo versus Relativismo Cultural: A autora considera esta questão especialmente relevante para a ação educativa, pois a escola está considerada “portadora de universalidade” em relação aos conhecimentos e valores que são considerados universais. A posição relativista impede a formação de uma cultura universal, tornando-se assim necessário que se respeitem as diferenças culturais apresentadas na sociedade.

3 - As dificuldades para a inserção das discussões sobre o multiculturalismo na educação estão relacionadas às diversificadas e inúmeras vertentes multiculturais existentes e o multiculturalismo não pode ser reduzido a penas a uma temática de produção acadêmica, mas a interação entre as classes.

4 – As tendências do multiculturalismo, como projeto político, explicitadas por Peter McLaren são:

a) O multiculturalismo conservador: reconhece que existe a diferença, mas supervaloriza a cultura predominante e procura homogeneizar o grupo.

b) O multiculturalismo humanista liberal: permite todas as culturas a competirem na sociedade capitalista, mas não remove os obstáculos para que isso aconteça.

c) O Multiculturalismo liberal de esquerda: tem a ver com a supervalorização das culturas marginalizadas e desconsideração pela cultura dominante.

d) O multiculturalismo Crítico: rejeita as tendências do multiculturalismo liberal e o de esquerda, pois não entende a diversidade cultural como um fim em si mesma, mas discutido dentro de uma política de compromisso com a justiça social.

5 – Dimensões do modelo de educação multicultural proposto por James A. Banks para auxiliar as ações em sala de aula e os diferentes níveis de mudança curricular:

São cinco dimensões interligadas:

1. -Integração de conteúdo

2. - processo de construção do conhecimento

3. - pedagogia da equidade

4. - redução do preconceito

5. - cultura escolar e estrutura social que reforcem o empoderamento de diferentes grupos.

Diferentes níveis de mudança curricular:

Segundo a autora, Banks distingue quatro abordagens que podem indicar diferentes níveis de mudança curricular: 1) as contribuições das diferentes culturas por meio da introdução no cotidiano escolar de comemorações, eventos e realização de acontecimentos específicos relativos às diversas culturas; 2) A abordagem aditiva: procura penetrar o currículo formal acrescentando determinados conteúdos em diferentes disciplinas sem afetar a sua estrutura básica. 3) O enfoque transformador: em contraste com o aditivo, reestrutura o currículo em sua própria lógica de base, de modo a permitir que os estudantes trabalhem conceitos, temas, fatos etc., provenientes de diferentes tradições culturais e 4) da ação social, estende a transformação curricular à possibilidade de desenvolver projetos e atividades que suponham envolvimento direto e compromisso com diferentes grupos culturais, favorecendo a relação teoria/prática no que diz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com