TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Satisfeito Uma vez salvo, salvo para sempre?

Por:   •  25/3/2021  •  Tese  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Uma vez salvo, salvo para sempre?

  1. A ação do Espírito Santo No VT

Muito se fala da ação do Espírito Santo no NT, assim como a descida dEle em pentecoste- At 2:3- mas essa verdade não só é encontrada na bíblia no NT, podemos identificar a ação do Espírito Santo em alguns momentos na vida do povo de Deus no VT, o que nos faz acreditar que Deus já se manifestava com seu poder agindo e transformando a vida do seu povo escolhido.

Em alguns exemplos vamos identificar a ação de Deus e do Espírito Santo na vida de homens e mulheres que estavam cheio do Espírito Santo e agindo em favor a vontade de Deus e do seu povo.

- O Espírito de Deus: Gênesis- 1:2

- Perversidade do homem: Gênesis- 6:1-3

-Sabedoria e inteligência: Gênesis 31:1-4

- Habilidades sobre todo o povo: Números 11:29

- Condição de guerrear: Juízes 6:34

- Liderança: Juízes 11:29

- Forças físicas e sabedoria: Juízes 14:6

- Desobediência e limites sem fim: Juízes 16-20:21

- 2° Crônicas 15:1

Para cada ocasião, o Espírito do Senhor Deus se apoderou, encheu, conduziu e capacitou os homens de Deus, todas as ações feitas pelo Espírito Santo, foram com a finalidade de adorar a Deus, de modo que está sempre foi à intenção do Espírito, noutro momento, está sempre foi a vontade de Deus- 1° Cr 10:31.

Nota-se ainda que, todas às vezes quando a Bíblia faz referência ao “Espírito Santo”, a própria bíblia usa o termo na expressão – Espírito Santo na forma maiúscula – relacionando ao próprio Espírito de Deus (a pessoa do Espírito Santo), Terceira pessoa da TRINDADE.

É impossível o verdadeiro Cristão não perceber a ação do Espírito Santo em sua vida. Todos os filhos de Deus que um dia tiveram as suas vidas transformadas, passaram primeiramente pela ação do Espírito Santo – Efésios 1:13. Os que foram regenerados, que se arrependeram de suas transgreções, negaram suas vontades, também foram selados com O Espírito de Deus, sendo conduzidos a uma nova vida, sem culpa, dolo ou medo.  

  1. De Criatura para Filho

Deus, na criação do mundo, dos animais, dos anjos e dos homens, Ele mesmo expressou a sua Pessoa em todas as coisas criadas, exercendo verdadeiramente a sua melhor forma de ser, pois tudo que fora criado, Ele disse que era bom – Gênesis 1:31!

Depois de ter feito todas as demais criaturas, Deus criou o homem macho e fêmea; formou-o do pó, e a mulher da costela do homem; dotou-os de alma vivente, racional e imortal. Sabe-se que o homem tem em si a imagem e semelhança do próprio Deus – Gn 1:26, mas não podendo ser comparado com Deus. O homem não pode ser comparado com Deus, pois naturalmente ele é apenas uma criação, sendo umas das suas invenções, e posteriormente, planejado para habitar com Ele-Deus – Gênesis 2:15.

- O pecado-

A queda do homem no Édem provocada pela desobediência a Deus colocará o homem e Deus em lados distintos, criando-se um largo abismo entre o Criador e a Criatura. Essa queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria. A queda também trouxe sobre nós a perda da comunhão com Deus, o seu desagrado e maldição; de modo que somos, por natureza, filhos da ira, escravos de satanás e juntamente expostos a todas as punições, neste mundo e no vindouro - Efésios 2:1-3.

Agora, o homem longe do paraíso, dar-se-á o inicio da promessa de Deus feita a mulher –Gn 3:15- prometendo um sucessor que iria pisar a cabeça da serpente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com