TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendencias Pedagogicas

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

Tutor:

Leandro Henrique Siena

RA:

1186122

Aluno (a):

Marizangela Panseres

Turma:

DGART1502BRTAS

Unidade:

Claretiano Centro Universitário – Buritis/ RO

[pic 1]

Tendências Pedagógicas

        

[pic 2]

Buritis/RO

2016

A partir do foi estudado escreva qual o objeto de estudo da Didática, considerando a década de 1980 até os dias atuais

Tendência Pedagógica

Definição

Concepção de Didática

Tendência Tradicional

Nessa tendência, a escola tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. As ações do ensino estão centradas na exposição do conhecimento do professor, concebendo o aluno como um ser receptivo/passivo, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos e métodos da educação.

A didática é entendida como um conjunto de regras e preceitos, o principal meio de transmissão do conhecimento é a exposição oral, devendo o aluno submeter-se aos métodos do professor.

Tendência Tecnicista

Essa tendência articula-se com o sistema produtivo para o aperfeiçoamento do sistema capitalista, modelando o individuo para integrá-lo ao modelo social vigente, de acordo com as exigências da sociedade industrial.

Coloca a atenção em modelos instrucionais que possibilita o controle efetivo dos resultados, inspirado numa concepção de sociedade acentuada na produtividade, na eficiência e no rendimento. A preocupação cientifica que está baseada em princípios da tecnologia educacional: instrução programada, pacotes de ensino, módulos instrucionais, etc.

Tendência Renovada

Centraliza o aluno, como um ser ativo e curioso, assume um principio norteador de valorização do individuo como ser livre ativo e social, com o propósito de levar o aluno a aprender e construir conhecimentos, considerando s fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fase do raciocínio do aluno.

A aprendizagem é construída através de testes e planejamentos. O professor passa a elaborar situações desafiadoras de aprendizagem Aprender se torna uma atividade de descoberta, isto é uma auto-aprendizagem, que o professor se torna um facilitador.

Tendência Libertadora

 Essa tendência também é conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, o papel da educação é conscientizar para transformar a realidade e os conteúdos são extraídos da prática social e cotidiana dos alunos. Essa pedagogia tem sido empregada com muito êxito em vários setores de movimentos sociais.

Não há uma didática explicita. Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena a atividade e atua juntamente com os alunos, vai além da busca pela transformação social, a condição de se liberta através da elaboração da consciência critica. O professor cria uma  situação de critica, compreensão e reflexão.

Tendência Pedagógica

Definição

Concepção de Didática

Tendência Crítico-Social

A prioridade dessa tendência é focar nos conteúdos e nos seus confrontos com a realidade sociais, a escola tem como objetivo garantir a apropriação crítica do conhecimento cientifica e universal, preparando o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa n democratização da sociedade.

Reflete e busca alternativas para as dificuldades educacionais, admite-se o principio de aprendizagem significativa, partindo do que p aluno já sabe. O ensino aprendizagem tem como o centro o aluno. A transmissão da aprendizagem só se sucede no ato da síntese, isto é, quando o aluno alcança sua percepção parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora.

Concepção Atual de Didática

A atual concepção de Didática é voltada para que o indivíduo seja eficiente para o mundo profissional e também critico, sobre qualquer situação, contribuindo diretamente para o próprio individuo, tornando a vida repleta de oportunidades de escolha refletida. Outra vertente é que o ser humano não pode ser tratado como um objeto, esse sujeito deve ser capaz e dependente da extensão da liberdade de escolha como tal. Portanto, a concepção atual de Didática se encaixa com a Tendência Crítico-Social.

Atual Didática e o seu objeto de estudo

A escola deve ter o aluno um ser capacitado para se livre. O ensino está centrado nas evoluções tecnológicas, o aluno deve aprender para não ficar ultrapassado. O interesse da escola é garantir a todos um bom ensino, isto é, que sirva aos interesses de todos, preparando o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo um conteúdo especifico que tenha ressonância na vida dos alunos, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com