TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA TIC DINÂMICA E EFICAZ À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Por:   •  20/9/2015  •  Dissertação  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO

CURSO DE PÓS  GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

BLOG: UMA TIC DINÂMICA E EFICAZ À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

ADRIANA VASCONCELLOS GUIDE

GEORGIA SANTOS RODRIGUES SILVA

LETICIA DALMAZO MELOTTI

OSEIAS CORREIA DA SILWA JUNIOR

VANESSA PEREIRA DE SOUZA

        

RELATÓRIO DO TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS

COLATINA

2015

BLOG: UMA TIC DINÂMICA E EFICAZ À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

RESUMO

Mediante as diversas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), que atualmente estão disponíveis para o auxilio da educação, sobretudo a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), usamos este relatório para demonstrar a importância do Blog na EPT, demonstrando o desenvolvimento prático desta TIC e como ela tem contribuído para a educação, seja para informação, pesquisas, compartilhamento de atividades e projetos, ou  ainda abrindo espaço para discursão e exposição de opiniões, utilizando diversos materiais, tudo isso de forma bastante dinâmica, proporcionando um espaço de interação ágil entre os participantes.

INTRODUÇÃO

Em meio à globalização e com a popularização da internet, o processo de ensino/ aprendizagem obteve grandes avanços, uma vez que, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) permitem simultaneamente múltiplas possibilidades de informações. A educação tem tomado um novo rumo em adaptação a esta nova era, que tem se tornado extremamente necessária ao ambiente escolar.

Sabe-se que os avanços tecnológicos estão presentes por todas as partes. Assim como toda a sociedade, a educação tem sido muito privilegiada pelas facilidades que os meios tecnológicos têm proporcionado pelas praticidades e agilidades de comunicação, interação e divulgação dos mais diversos fatores que condizem com as necessidades que a educação como um todo apresenta.

Conforme Pinto (2004, p. 5), “O conhecimento, principalmente no campo da informática deve estar relacionado aos demais campos do saber humano. Trata-se, pois, de uma nova linguagem, um novo elemento do processo de comunicação, um novo código: a linguagem digital”.

A ferramenta BLOG tem sido um instrumento que grade valia para a educação, pois permite uma interação dinâmica e eficaz. Os professores podem utilizá-lo tanto para a interação entre profissionais da área educacional como entre professor e alunos, onde se compartilha os mais diversos assuntos do interesse destes. A tecnologia, neste sentido, se torna uma ferramenta eficaz na educação contemporânea, e a sala de aula com este recurso disponibiliza o alcance de uma nova construção do saber. Neste relatório descreve-se a criação e utilização do Blog na Educação Profissional e Tecnológica de modo a contribuir para a formação e emancipação humana.

RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO

Conforme solicitado pelo professor especialista na disciplina Educação e suas Tecnologias, a partir da escolha do tema e a formação do grupo para a apresentação da avaliação presencial que se consistia na criação e demonstração de uma TIC, foi criado um “Blog” para o grupo, com o objetivo de demostrar como essa ferramenta é capaz de contribuir de forma dinâmica e eficaz na Educação Profissional e Tecnológica.

A palavra Blog é originada da junção das palavras Web (Internet) e log (registro diário) e com a supressão da partícula We (Weblog - We = blog).
Blogs são páginas da Internet onde existe a possibilidade de publicar textos, vídeos, fotos, músicas e etc., tudo isso com a maior facilidade tanto de publicação como de visualização.

Inicialmente o Blog nasceu com a função relacionada a uma espécie de diário virtual, porém o diário pessoal, tradicionalmente escrito em folhas de papel, este sempre foi muito bem guardado e tudo que é relatado nele é mantido em segredo absoluto, enquanto que o Blog, a princípio era utilizado exclusivamente pelos jovens para narrar e publicar de forma on-line, para quem quisesse saber de suas aventuras, fatos do cotidiano, opiniões e ideias. A grande diferença entre o diário convencional e o Blog é justamente o fato de que para manter um Blog vivo, as visitas dos outros internautas são extremamente necessária, caso contrário torna-se um livro na estante que ninguém pega para ler, enquanto o primeiro é totalmente privativo.

O Weblog, mais conhecido como “Blog”, com o tempo transformou-se em um ambiente virtual bem diversificado, inclusive como importante ferramenta ideal para divulgação de trabalhos de profissionais de renome onde os blogueiros interagem e fazem comentários sobre os posts de dos autores manifestando concordância, discordância e fazem sugestão de outros tópicos para novos posts, etc.

Há também os Blogs comunitários nos quais todos os membros de determinado grupo podem editar textos, participar com contribuições de outros autores, fazer debates, divulgar notícias e textos políticos, pesquisa, cultura, negócios e publicidade. Essa ferramenta (TIC) possibilita aos seguidores participarem ativamente das publicações, podendo ser utilizada como páginas de interações virtuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com