TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética profissional no filme "Amor sem pesos"

Projeto de pesquisa: Ética profissional no filme "Amor sem pesos". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO.

Introdução 1

A ética profissional no filme “Amor sem Escalas“ 2

Sinopse do filme 3

Análise das cinco situação envolvente a ética Profissional em Administração 4

Conclusão 5

Referência Bibliografias 6

1. Introdução (Ética e Administração).

Toda sociedade é regida por normas de conduta, valores morais e regras que determinam e orientam como deve ser o comportamento dos indivíduos que estão inseridos na mesma, em todas as dimensões de sua existência, em casa, na rua, na igreja e no ambiente organizacional. Esse conjunto de princípios e fundamentos que regem nossa vida é denominado de Ética.

A maioria das profissões tem o seu código de ética e condutas morais estabelecido, na Administração, os preceitos e normas éticas estão presentes no “Código de Ética Profissional do Administrador”, documento que norteia a conduta moral e profissional da categoria especificando seus direitos e deveres, proibições, orientação de honorários, deveres especiais em relação aos colegas e deveres especiais à preservação da classe além dos valores fundamentais de ética profissional nas relações de negócio, nas relações de trabalho, nas relações pessoais, nas relações cooperativas e relações institucionais.

No campo da Administração falar sobre ética se torna imprescindível nos dias de hoje, pois é uma área do conhecimento que foi criada por volta da Revolução Industrial, tendo a visão de que para ser bom tinha que ser útil e o Utilitarismo é uma corrente filosófica que preenche muitos espaços na Administração, até os dias atuais, seguindo a ideia de que o administrador bom é aquele que dá resultados, sendo estes resultados de valor econômico. Com as constantes mudanças estratégicas que vem ocorrendo no mundo empresarial, como a questão da responsabilidade social e da sustentabilidade, o administrador de hoje precisa saber equacionar a eficácia que na maioria das vezes é trazer resultados financeiros às organizações com os valores éticos, para que suas decisões sejam politicamente corretas.

Essa questão se torna um grande desafio para o profissional administrador que além de ter que resolver os problemas econômicos da Administração seguindo as normas éticas, ainda existe a livre concorrência com profissionais de outras áreas de atuação que exercem função de administrador nas organizações públicas e privadas, pois a Administração não tem práticas ou processos a serem desenvolvidos exclusivamente pelo profissional administrador e isso faz da nossa área muito aberta a toda sociedade e consequentemente isso gera uma desvalorização da categoria. Mas vale ressaltar que é uma área que ainda está em estruturação e nos últimos dez anos o Conselho Federal de Administração tem se fortificado e melhorado quanto a esta questão, fiscalizando estas falhas principalmente nas grandes organizações.

2. A Ética Profissional no filme “Amor sem Escala”.

O Filme "Amor sem escala", apresenta um retrato bastante acurado sobre a Ética Profissional, tanto no nível das relações privadas organização , quando ao nível das relações interpessoais condutas no seio da corporação.é possível observar no filme de forma clara situação de interesse do objetivo da corporação, valorização pessoal e evidência de conduta enganosa, passando por cima de valores éticos.

A corporação mostra mecanismo de desligamento o bom senso e tornando o calo humano de forma virtual, justificando estar na contramão da ética administrativa. Também mostra a conduta de ações pertinentes ao trabalho executivo na maioria das vezes não alicerçadas na razão, violando frequentemente os princípios éticos.

O Filme trata sobre ética empresarial, relatando que nos últimos anos o comportamento ético é visto de extrema importância na vida do ser humano em sociedade quanto no universo empresarial. A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta ética de seus integrantes, bem como valores exigidos para a vida em sociedade se tornem parte de sua cultura. Os autores destacam a significação, a importância, a aplicação da ética empresarial, denominada por estudiosos de Época Managerial onde seu paradigma é a empresa influenciando a sociedade.

Solomon(2000,p.14) afirma que ética no trabalho é relegada a um segundo plano devido ao modo de conceber os negócios e as pressões do mercado. Assim as pessoas boas fazem coisas não tão boa.Baseando nesta afirmação pode-se dizer que o mundo dos negócios deve ser regido por uma ética flexível pela qual, para atingir os objetivos organizacionais, as atitudes pertinentes ao trabalho executivo, na maioria das vezes não são alicerçadas na razão, violando frequentemente os princípios éticos.

Situações de conflito acontecem diariamente na vida dos executivos,o que, na maioria das vezes leva-os ao questionamento de suas ações.Porem, as decisões que visam apenas aos anseios organização se sobressaem, e os executivos acabam por praticar uma ética flexível, em que os meios justificam os fins.

A ética possui pelo menos três significados, a primeira seria como um questionamento filosófico sobre questões de moral ou moralidade que se deve seguir; a ética como limites comportamentais que devem ser respeitados em sociedade e por ultimo a ética como conjunto de valores que o ser humano deve possuir.

Os princípios éticos representam o marco referencial daquilo que se torna um padrão ético. Esses princípios, dentro da organização orientam decisões e mostram as opções das pessoas. Falam sobre ética no Universo Empresarial onde: o respeito pela dignidade humana, honestidade, integridade, confiança, lealdade e equilíbrio para com as pessoas (clientes, funcionários, colaboradores, etc.), são princípios importantes no desenvolvimento de uma organização empresarial.

Os autores abordam ainda a responsabilidade das empresas com o público interno e externo como forma de atuação ética empresarial para que a empresa possa assumir seu papel ético perante a sociedade, sugere ainda mesmo que toda empresa tenha objetivos lucrativos, esta deve buscar servir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com