TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO

Por:   •  27/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO

Autor Helder Heim Santos de Oliveira

Tutor: Vanderson Douglas Tavares Santos

Curso: Bacharel Educação Física

RESUMO

Atualmente o crescimento da população idosa tem aumentado e essa expectativa de vida tem relação com a prática de atividade física na terceira idade. Nesta pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica com o propósito de abordar os assuntos relevantes ao processo de envelhecimento e os benefícios da prática de atividade física. Os dados necessários foram retirados de artigos publicados, pesquisas na internet, sites e revistas de Educação Física. Este trabalho tem por objetivo principal a reflexão e a informação sobre a prática de atividade física para a promoção da saúde e da qualidade de vida do idoso. O público alvo são os idosos e suas famílias. Conclui-se a partir desta pesquisa, que o exercício físico é de extrema importância para uma boa qualidade de vida promovendo diversos benefícios a saúde e na prevenção de diversa doenças.

Palavras-Chave: Atividade física, Saúde do Idoso, Qualidade de Vida

  1. INTRODUÇÃO

A partir da área de concentração dos grupos especiais, este estudo foi realizado a fim de aprimorar os estudos relacionados ao tema escolhido: A importância da atividade física para a qualidade de vida do idoso. O objetivo central deste é informar e orientar as pessoas sobre os benefícios da atividade física, a prevenção de diversas doenças e promover a conscientização em prol da saúde.

O público alvo a que se destina este estudo são os idosos e suas famílias, a fim de informar e orientar sobre a possibilidade de obter qualidade de vida e prevenir doenças garantindo a terceira idade em boa forma e com boa saúde. Nesta pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica com o propósito de abordar os assuntos relevantes ao processo de envelhecimento e os benefícios da prática de atividade física para a promoção da saúde do idoso.

A atividade física regular é de grande importância para que se tenha uma vida mais longa e saudável. (REBELATTO, 2006).

O envelhecimento é um processo fisiológico, diminui as aptidões físicas e as capacidades funcionais, favorece o aumento de peso, lentidão e aparecimento de doenças crônicas (CARVALHO, 1999).

A atividade física tem um papel fundamental na vida das pessoas, independente da faixa etária. Entretanto, na população idosa, a preocupação tem sido aumentada em decorrência de sua elevada e crescente prevalência na população brasileira, bem como do processo de envelhecer, que vem acompanhado por declínio físico, que pode ser minimizado com a prática de atividades físicas. (BALDONI; PEREIRA, 2010).

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 O processo de envelhecimento

O envelhecimento é um processo universal, natural, dinâmico e irreversível do ser vivo acompanhado de alterações bioquímicas, funcionais, sociais e intelectuais, que podem ser amenizadas ou aceleradas por variações individuais como a genética, o estilo de vida e a presença de doenças crônicas. Todos esses fatores em interação influenciam na condição funcional em que se alcança determinada idade (UENO, 2012).

As doenças crônicas são inerentes à pessoa idosa. Porém, a inatividade física se apresenta como fator de risco modificável fundamental para as doenças crônicas não transmissíveis. (BUZZACHERA et al, 2010).

Para que o envelhecimento venha com saúde, são necessárias ações conjuntas dos próprios indivíduos, dos profissionais especializados e da gestão pública a fim de estimular o envelhecimento ativo e manter o idoso participante na sociedade, com longevidade, independência e qualidade de vida (TOSCANO; OLIVEIRA, 2009).

A organização dos sistemas de saúde está fortalecendo e reforçando a necessidade de atenção a saúde do idoso no cuidado e na prevenção, sendo assim, Assis (2004) destaca:

A manutenção da saúde e autonomia na velhice, identificada como boa qualidade de vida física, mental e social, é o horizonte desejável para se preservar o potencial de realização e desenvolvimento nesta fase da vida. É também a perspectiva necessária para reduzir o impacto social que cerca as questões extremamente complexas e delicadas relativas ao cuidado ao idoso dependente. Por essas e outras motivações demográficas e socioeconômica, a promoção da saúde tem sido destacada no eixo das políticas contemporâneas na área do envelhecimento (ASSIS, 2004)

A prática de atividade física é um instrumento efetivo na recuperação, manutenção e promoção de qualidade de vida. Diversas pesquisas demonstram efeitos positivos ao adotar um estilo de vida ativo ou com envolvimento em programas de atividades físicas na prevenção e minimização dos efeitos deletérios do envelhecimento sejam físicos, psicológicos ou sociais (TOSCANO; OLIVEIRA, 2009)

Uma vida saudável se baseia numa rotina de atividades físicas que podem ser realizadas em forma de lazer, ocupação, locomoção ou atividades domésticas, as quais geram padrões de saúde e qualidade de vida. Por ser uma opção eficaz de baixo custo a atividade física tem sido muito indicada como ferramenta para a saúde individual e coletiva como prevenção de doenças cardiovasculares, redução no risco de diabetes e algumas formas de câncer, além de outras patologias crônicas associadas ao envelhecimento. (CARVALHO; MADRUGA, 2011).

2.2 Benefícios da atividade física para a qualidade de vida do idoso

Para alcançar uma boa qualidade de vida é importante conhecer os benefícios da prática de atividade física, tanto na prevenção de doenças quanto em diversos outros fatores importantes para a vida, ao praticar atividade física a pessoa desfruta de diversos benefícios para a saúde e para a qualidade de vida. A participação em programas de atividades físicas permite ao idoso independência para reduzir e prevenir diversos aspectos relacionados ao envelhecimento (VOGEL, 2009; NELSON, 2007; OMS, 2005).

De acordo com a OMS (2005), os principais benefícios de um comportamento ativo do idoso podem ser classificados nas esferas biológicas, psicológicas e social, dentre esses benefícios estão: o aumento/manutenção da capacidade aeróbica, aumento/ manutenção da massa muscular, redução da taxa de mortalidade total, prevenção de doenças coronarianas, melhora do perfil lipídico, modificação da composição corporal em função da redução da massa gorda e risco de sarcopenia, prevenção/ controle da diabete tipo II e hipertensão arterial, redução da ocorrência de acidente vascular cerebral, prevenção primária do câncer de mama e cólon, redução da ocorrência de demência, melhora da auto-estima e da autoconfiança, diminuição da ansiedade e do estresse, melhora do estado de humor e da qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (294.2 Kb)   docx (173.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com