TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL TROPA DE ELITE

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CEAD –SERVIÇO SOCIAL
POLO SUMARÉ

[pic 1]

           

           

          ATPS psicologia e serviço social  4ª Semestre                                   

                                                           Com a supervisão da tutora a distancia

                                                           Profa. Helenrose a. da s. pedroso

Sumaré, 20de setembro 2014

SUMÁRIO

1. Introdução  _____________________________________________________________03

2. Oque é cultura e qual manifestação cultural existiram no filme  ____________________04

3. Conflitos sociais e ações públicas encontradas no filme___________________________05

4. Resoluções dos conflitos sociais_____________________________________________06

5. Funcionamento do Bope___________________________________________________09

6. Conclusão______________________________________________________________10

7. Referencia______________________________________________________________11

1. INTRODUÇÃO

Baseado no filme assistido aprendemos um pouco da cultura os conflitos e manifestações que podem influenciar na vida dos indivíduos de uma comunidade.

 Encontramos uma sociedade desprotegida de qualquer tipo de apoio e a policia em vês de proteger a população se infiltra na comunidade e fornece armas para os bandidos e todo esse processo leva ao caos, violência, drogas e na corrupção.

Destacamos neste desafio a importância do Serviço Social na resolução desses conflitos através da promoção de ações e medidas de intervenção e no desenvolvimento de projetos sociais sejam eles coletivos ou individuais, isto é, como o trabalho do Assistente Social é relevante para intervir na realidade social que são consequências de uma sociedade que precisa ser mais igualitária.

A realidade social que vivemos nos dias atuais requer que os profissionais desta área tenham, na sua formação, capacidade de refletir criticamente sobre os acontecimentos que ocorrem na sociedade.

Oque é cultura

Cultura é todo conhecimento que adquirimos assim que nascemos, é transmitido através de nossos parentes que é passado por varias gerações, por exemplo, modo de se vestir de falar religião etc.

Segundo o texto de Dentillo o homem é um ser racional e evolui com o passar do tempo podendo aprender novas culturas e adquirir novos hábitos

Diferentes dos animais que não tem discernimento e capacidade para analisar seus atos e age apenas por seus instintos, por exemplo, os chimpanzés que transmitem conhecimentos para o bando através de seus hábitos como exemplo quebrar cocos.

[pic 2] https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=IeoWVIjKD4SC8Qei-IHwDg#q=fotos+macacos+quebrando+cocos

Quais as manifestações culturais apresentadas no filme?

As manifestações culturais apresentadas no filme foram expressões verbais o modo de se vestir a musica como o funk que é tocado com muita frequência na periferia.

Somos influenciados pelo meio que vivemos e acreditamos que a violência é um comportamento que se transmite através das gerações, por exemplo, quando morre um chefe do trafico logo outro ocupa seu lugar no posto dando assim continuidade ao trafico.

2. Conflitos sociais presentes no filme A dependência química

O assistente social precisa trabalhar através de programas na prevenção e no tratamento estimulando a qualidade de vida e o exercício da cidadania, trazendo junto às famílias informação e acolhimento e também apoio e se necessário encaminhar a grupos de autoajuda que irão fornecer as ferramentas necessárias para minimizar os conflitos.

E percebemos que a dependência química é um dos problemas mais frequentes na atualidade não somente nas favelas, mas no geral e cada vez um numero maior de jovens entram para as drogas e retira-los desse processo de dependência requer muito trabalho do assistente social.

O profissional ali inserido necessita ter criticidade e não reproduzir o descaso que o usuário já sofre dos entes federativos; deve ter compromisso com o usuário, ser ético e propositivo, estar embasado em legislações e respaldado juridicamente, como também ter conhecimento amplo em projetos sociais (para formulação, gestão e avaliação), e trabalhos com comunidades; manter uma inter-relação e comunicação com a rede sócio assistencial, além de "atividades de assessoria, pesquisa e informações, educação popular, campanhas e denuncias, entre outras" (IAMAMOTO, 2000, p. 123) 

A violência

A violência e o aumento da criminalidade que atinge o povo também atingem os policiais ou eles se omitem ou fazem vistas grossas para a corrupção e também repassam armas para os bandidos.

Existem muitas milícias que cobram da população para poder continuar fazendo atividades ilícitas, a paz é um desejo fundamental de todo o ser humano, mas somente terá êxito com a ordenação da sociedade e do poder publico em torno do mesmo ideal comum, uma segurança justa cooperativa, e interativa.

Precisamos confiar na policia e na justiça precisamos resgatar a confiança do povo nas instituições de combate ao crime, perdidas através do tempo.

 O crime organizado ganha força principalmente com o trafico que termina sendo a raiz do todos os outros crimes

Precisamos de leis mais rígidas e menos burocráticas de todos os segmentos em especial do poder publico assim teremos verdadeiros parceiros contra o crime, em busca de um ideal comum de uma segurança publica mais adequada e constante que nossa população merece.

Por que o serviço social é importante para resolução de conflitos?

O serviço social é importante e necessário na resolução de conflitos individuais e coletivos com o grande proposito de mediar esses conflitos existentes na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (299.3 Kb)   docx (132.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com