TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos que Dificultam Avanços na Qualidade dos Serviços de Saúde

Por:   •  25/1/2019  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Em relação as dificuldades enfrentadas no cotidiano de trabalho temos vários itens a serem pontuados, que são influenciados por diversos aspectos, dentre eles culturais, regionais e também políticos.

Creio que a falta de investimentos a longo prazo e falta de conhecimento em gestão e planejamento da grade maioria dos municípios ao que se refere aos cargos de alto escalão das SMS, visa apenas a questão política partidária, não absorvendo a questão técnica nesta escolha.

Isso faz com que os programas e sistemas que tecnicamente fariam diferença na vida da população, sejam substituídos por ações que garantam votos a cada 2 anos.

Vemos uma Atenção Básica sobrecarregada, profissionais cansados e desmotivados e gestores que não querem ou não conseguem entender. Convivemos diariamente com abusos e violência vividas pelos profissionais que atuam na porta de entrada no Sistema. E assim o aumento no número de internações hospitalares por causas sensíveis à atenção Básica.

Todos nós, técnicos compreendemos que o cuidado programado, a promoção de saúde e prevenção de doenças é o ideal a ser realizado no trabalho de saúde. Porém, a visão do gestor político permanece no resultado imediato, mutirões de exames e cirurgias, mantendo latente a desvalorização do cuidado integrado e multiprofissional. a falta de qualificação ou comprometimento dos gestores influenciam diretamente nas ações a serem desenvolvidas, seja pela falta de recurso, pela morosidade da chegada dos recursos, e outras formas de apoio para que os profissionais possam desempenhar o serviço com maior qualidade. Os fatores culturais da população na compreensão de saúde como correções de doenças, cria um abismo para trabalharmos a prevenção e promoção de saúde, visto que esta necessita que a população se corresponsabilize também pelo cuidado de sua saúde. Estes fatores, possivelmente desmotivam os profissionais a lutarem e se engajarem pela busca da práticas das políticas do SUS.

Difícil trazer elementos novos e diferentes aos já mencionados e discutidos neste fórum. Porém fazendo uma reflexão especificamente sobre a minha prática e realidade, posso destacar que:

A gestão a qual estou submetida (não a minha direta, mas acima de nós), não sabe o real funcionamento do serviço e se baseia apenas em metas, as quais muitas vezes não condizem com o trabalho realizado, pois são avaliados apenas alguns aspectos de nossa atuação. Sem pontuar a qualidade do trabalho realizado. Ou seja, os nosso resultados não são interessantes, desde que se bata a meta. Se a população foi contemplada, se beneficiou, se conseguimos cumprir com o objetivo, nada disso é visto, porque o que importa são os números. Com isso o trabalho em si perde o foco, os profissionais se desmotivam.

Obviamente que tudo isso permeia a má gestão, falta de entendimento do rumo do serviço, política, qualidade dos profissionais, comprometimento com o trabalho, enfim, concordo e compartilho das mesmas opiniões que os colegas. Porém mudei um pouco o rumo da discussão para falar especificamente de minha realidade atual e que acredito ser um dos aspectos que dificultam os avanços da qualidade do serviço em que atuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com