TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade E Aspectos Comportamentais

Dissertações: Qualidade E Aspectos Comportamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 4

UFCD 714 – Qualidade e Aspectos Comportamentais (Motivação para a Qualidade)

Formador: Luís Martins

Artigo de “Ferramentas de Motivação para Empresas e Colaboradores”

FORMANDOS: Carlos Salvado Hugo Velez

Este trabalho tem como objetivo o estudo das Ferramentas da Motivação aos olhos das Empresas. Foi facultado pelo formador um artigo sobre o tema, para podermos retirar as principais ideias, e posteriormente debater o tema em turma.

Introdução

No mundo actual, as empresas têm cada vez mais ferramentas á sua disposição para progredir. Mas nem sempre é fácil aplicá-las na realidade. Este tema coloca aspectos importantes quanto ás necessidades dos colaboradores, e estratégias a utilizar para que todos trabalhem em harmonia e tenham um crescimento profissional saudável.

Introdução

Este sistema está atualmente em uso e assenta em motivações extrínsecas, sendo prejudicial (Motivação 1.0).

Este assenta na determinação das nossas próprias vidas; desejo de melhorar o que se acha importante; o que se faz se se integra em qualquer coisa superior aos nossos interesses.

Sistema Operativo

AMotivação 1.0 tem como objetivo a sobrevivência.

 A Motivação 2.0 assenta em recompensas extrínsecas e punições, vindo a tornar-se incompatível com as organizações (aquilo que fazemos, como pensamos o nosso trabalho e o que fazemos). Houve a necessidade de uma atualização.

Verificou-se que as recompensas tradicionais conduziam a resultados não desejados tais como: diminuição do desempenho, diminuição da criatividade e prejudica os comportamentos (não éticos, dependências e falta de capacidade para projetar o futuro).

Motivação

Surgindo, então a Motivação 3.0.

A Motivação 3.0 é a atualização do séc. XXI, na qual há menos compensações que satisfação intensa da atividade. Corresponde ao comportamento tipo I que se aprende, conduzindo a um melhor desempenho (de melhor qualidade) e contribuindo para a saúde e bem-estar.

Tipo I e Tipo X

Motivaç ão 1.0

Motivação 2.0

Motivação 3.0

Motivação

Mihaly Csikszentmihalyi descobriu o “fluxo” e arranjou uma forma de o medir.

Eram enviadas mensagens a pessoas em intervalos aleatórios (cerca de oito vezes por dia) ao longo de uma semana, sendo solicitado que escrevessem o seu estado de espirito no momento.

Comparado com outros métodos eram mais honesto e revelador.

Teste de Fluxo

A experiência de “Fluxo” consiste na forma como as pessoas descrevem o seu estado de espírito, quando a sua consciência se encontra ordenada harmoniosamente e querem continuar o que estão a fazer por amor à tarefa propriamente dita.

A teoria do fluir representa a pessoa como um sistema que age de acordo com três sistemas motivacionais: - Genético, - Cultural, - Próprio self.

Teste de Fluxo

Sistema Genético

Corresponde à procura de prazeres e de objetivos que são geneticamente programados no organismo dos indivíduos (como comer, entre outros).

Sistema Cultural

Consiste na procura de manutenção do sucesso económico e social .

Sistema Self

Conduz a uma reorganização e aumento na ordem e complexidade da consciência. Tem a tarefa de representar uma hierarquia de objetivos que o indivíduo constrói, ao longo da sua vida.

Teste de Fluxo

A experiência de “Fluxo” melhora a qualidade da experiência, dado que as solicitações para a realização de atividades claramente estruturadas impõem ordem e excluem interferência da desordem na consciência.

Quando uma pessoa consegue organizar a sua consciência de forma a experimentar o “Fluxo”, a qualidade de vida melhora inevitavelmente, devido a esta melhoria na qualidade da experiência.

Incide na Psicologia Positiva que pretende contribuir para um funcionamento saudável das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com