TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos do trabalho do Assistente Social - Estudos Disciplinares I

Por:   •  22/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):
                                                 

TIAGO SILVA DE FREITAS                RA        1407008

ILCINEA MENEZES BARROSO        RA        1418527

POLO

SÃO GERALDO – MANAUS

2014

Quais são os objetivos do trabalho do assistente social?

O assistente social é um profissional capacitado mediante curso de graduação em Serviço Social, que tem como objetivo de trabalho assegurar direitos sociais aos cidadãos e comprometer-se com uma sociedade justa e igualitária, contrário a toda forma de preconceito e autoritarismo.

Desta forma o profissional de serviço social compromete-se com a ampliação e consolidação da cidadania, a defesa intransigente dos direitos humanos, o reconhecimento da liberdade como valor ético central, e demais princípios inerentes à profissão. Os objetivos do trabalho do assistente social visam ainda, amenizar os conflitos existentes entre capital e trabalho, buscando soluções de enfretamento para as diversas expressões da “questão social” que se apresentam no cenário societário.

Pensar os objetivos do trabalho do assistente social enquanto profissional de serviço social requer refletir a cerca do significado sócio-histórico da profissão, considerando que a mesma não se constitui de forma isolada, mas está inserida no processo de produção e reprodução das relações sociais.

[...] é preciso ultrapassar a análise do Serviço Social em si mesmo para situá-lo no contexto de relações mais amplas que constituem a sociedade capitalista, particularmente, no âmbito das respostas que esta sociedade e o Estado constroem, frente à questão social e às suas manifestações, em múltiplas dimensões. Essas dimensões constituem a sociabilidade humana e estão presentes no cotidiano da prática profissional, condicionando-a e atribuindo-lhe características particulares. (YASBEK, P.127,2009).

Os objetivos do trabalho do assistente social estão particularmente articulados com os ideais do Projeto ético-político do Serviço Social, que por sua vez está vinculado a um projeto de transformação da sociedade. Desta forma o assistente social ao efetuar suas ações imprime nestas uma direção social, neste sentido e de acordo com o Projeto ético-político, as direções sociais impressas nas ações do profissional estarão voltadas para as classes oprimidas.

Nas diversas e variadas ações que efetuamos como plantões de atendimento, salas de espera, processos de supervisão e/ou planejamento de serviços sociais, das ações mais simples às intervenções mais complexas do cotidiano profissional, nelas mesmas, embutimos determinada direção social entrelaçada por uma valoração ética específica. ( BRAZ, P.79,2008).

O código de ética do assistente social em seu art. 4º define as competências do assistente social, dentre elas podem se destacar: a elaboração de políticas sociais; a elaboração e coordenação de programas e projetos no âmbito do Serviço Social; a orientação a indivíduos, família e grupos sociais; a realização de estudos socioeconômicos; o planejamento, organização e administração de benefícios e serviços sociais; assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais dentre outras competências.

Já o art. 5º do mesmo código define as atribuições privativas do assistente social, dentre elas destacam-se: coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social, dirigir e coordenar unidades de ensino e cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação.

Dentre os campos de atuação do assistente social destacam-se: o trabalho com crianças, o trabalho com as pessoas em situação de rua, o trabalho com famílias, indivíduos e grupos. A atuação do Serviço Social se faz por meio de instituições públicas ou estatais destinadas a atender pessoas ou comunidades, no seu atendimento o assistente social faz uso de diversos instrumentos técnico-operativos, tais como: entrevista, relatório, parecer social, encaminhamentos, dentre outros. Pois a instrumentalidade “possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais” (GUERRA, 2009).
         No entanto, para que estes objetivos sejam alcançados o assistente social precisa se nortear pelos princípios expostos no código de ética dos assistentes sociais, e utilizar de seus conhecimentos teórico-metodologico, técnico-operativos e ético-político para direcionar suas ações, tornando-se desta maneira um profissional crítico, criativo, comprometido e compromissado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com