TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Mulheres Negras e Prisão

Por:   •  20/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
[pic 1]

DANIELA TEÓFILO
GABRIEL NJAIM
GABRIEL VARGAS
LAYLA APARECIDA PEREIRA

ENSINO PRISIONAL: APAC DE VIÇOSA- UM NOVO OLHAR PARA OS PROCESSOS DE RESSOCIALIZAÇÃO


VIÇOSA, MINAS GERAIS
2018

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar os projetos de ressocialização realizados pelas APAC’s nas penitenciárias sobre ressocialização e as políticas e ações educacionais voltadas para a continuação do estudo dos detentos. O trabalho sugere o estudo das instituições APAC’s nos processos de reabilitação dos detentos no sistema de justiça penal, seja ele de regime aberto ou fechado, e de como se dá o seu funcionamento e as políticas públicas que o gestionam e auxiliam no seu funcionamento, sabendo que a mesma se desenvolve de forma autônoma financeiramente, e na sua administração se manifesta de forma explícita na união dos eixos de vulnerabilidade e desigualdade –traçados por raça, classe e gênero– que caracterizam os indivíduos puníveis.

Palavras-chaves: apac’s, prisão, ressocialização. 

ABSTRACT

        

.

Keywords: 

INTRODUÇÃO

Problema

Objeto geral

A pesquisa tem como objetivo geral analisar a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados-APAC Viçosa sobre os seus projetos e processos de ressocialização do indivíduo carcerado, focalizando nosso trabalho na APAC de Viçosa-MG, fazendo uma análise sobre o rocesso de humanização do indivíduo nas prisões, evitando assim a reincidência no crime e proporcionando condições de recuperação ao condenado e a sua reintegração ao meio social.

Objeto Específico

São objetivos específicos deste projeto de pesquisa:

  • Verificar de que forma as políticas de ressocialização da APAC-Viçosa, geram impacto na vida de ex detentos.
  • Identificar se as ações que estimulam a manifestação, o debate e a interação entre as instituições tem surtido efeito, evidenciando a união entre as instituições de ressocialização e o sistema penal atual brasileiro.
  • Identificar as modalidades de articulação entre o Sistema Prisional e as Políticas Públicas de ressocialização dos cárceres.
  • Descobrir se por meio das condições de ressocialização os indivíduos conseguem ao se reintegrar socialmente recomeçar as suas vidas.
  • Do ponto de vista teórico, evidenciar possíveis convergências e/ou conflitos entre os conceitos de ressocialização.

Justificativa

A presente pesquisa se justifica no atual cenário social, político e econômicos do nosso país, diante dos inúmeros retrocessos sofridos no sistema prisional, e as políticas de privatização dos mesmos, considerando em seu corpo de pesquisa a distribuição da punição que gera e explicita as desigualdades, e como os próprios processos de ressocialização passam a ser criadores de estigmas que aumentam as desigualdades vividas pelos cárceres ao adentrarem novamente a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com