TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Por:   •  28/10/2012  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  1.371 Visualizações

Página 1 de 8

O que é cultura?

É um termo genérico para dar significado a duas acepções, sendo o conjunto de costumes de uma civilização ou povoado, e de outro lado, o conjunto de artes, manifestações de uma concepção de idéias coletivamente, a cultura organizacional não tem nada a ver com isso, pois equivalem ao modo de vida da organização, idéias, crenças, costumes, regras, etc. Permitem que as pessoas já embasadas em uma cultura façam julgamentos da cultura da empresa levando em conta sua própria cultura, assim sendo compreendido o contexto cultura.

Cultura Organizacional

A cultura organizacional de uma empresa varia de acordo com a cultura de uma região para outra região, a forma como a empresa lida com os negócios, clientes e funcionários, o grau de autonomia e lealdade existente dentro da empresa, retrata a predominância da cada mentalidade existente na organização, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização, precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização. Cada organização tem sua cultura, permitindo um referencial entre os padrões de desempenho, entre os funcionários, influenciando na pontualidade, produtividade, e preocupação na qualidade do serviço com o cliente, é construída ao longo do tempo na empresa, unindo todos os funcionários para um mesmo objetivo, mesmo modo de agir, em outro significado, representa as normas formais e não formais, regras, uma conduta dentro da empresa, definindo a missão, provocando um nascimento e estabelecimento da cultura corporativa ou organizacional dentro da organização, precisando ser alinhada a outros aspectos para que possa melhor se entender a cultura dentro de uma empresa ou organização.

Normas, recompensa, poder e valores

• Normas são quando pode estar explicita, como manuais, estatutos, regulamentos, que as pessoas obedecem de imediato, e implícita, seria a conduta dos trabalhadores, quando se conformam, mas não tem consciência, quanto mais essa conformidade entre as duas normas a empresa conseguir manter, mais eficaz conseguira se tornar.

• Recompensa é quando os trabalhadores recebem uma bonificação pelo trabalho executado, isto de âmbito geral, não só os trabalhadores, mas também os dirigentes, e mesmo aqueles que não produzem o que se é esperado como uma forma de estimulo.

• Poder é quando se leva em conta quem tem o poder na organização, ate que ponto ele será distribuído, se há centralização ou não de autoridade, e a definição das recompensas.

• Valores são o que a força de trabalho julga positivo ou negativo, se relaciona com normas, pois uma norma pode ter um valor positivo ou negativo dependendo do julgamento da força de trabalho da empresa refletindo na sociedade que a organização esta inserida.

Os pressupostos desses quatro valores ajudam no discernimento da cultura organizacional da empresa ao ponto da discussão como a organização funciona no comportamento humano.

Demonstração de prioridades e valores por área

Os valores para os dirigentes, por exemplo, são a satisfação do cliente, competitividade, modernização e capacitação profissional. Para a chefia e os técnicos também são os mesmo, mas muda capacitação profissional por integração.

Já os interesses dos dirigentes são manutenção do status quo e a privatização, para a chefia também há a manutenção do status quo e há autonomia para tomar decisões, os dos técnicos são reconhecimento profissional, preservação da sintonia do grupo, e estabilidade no emprego.

Elementos da cultura organizacional

Os elementos mais comuns encontrados na cultura organizacional de uma empresa são os valores, crenças e pressupostos, ritos e cerimônias, história e mitos, tabus, heróis, normas, processo de comunicação, símbolos, tornando-se uma cola, argamassa que ajuda uma organização ficar coesa.

• Valores: onde já foi dito, que são as definições para a empresa atingir o sucesso, se passam por testes de tempo, onde evidencia uma cultura mais forte, ou não, por exemplo, qualidade e desempenho, padrões de desempenho, etc.

• Crenças e pressupostos: implicam na visão de mundo que a empresa de âmbito “pessoal”, variando de empresa para empresa, trazendo aquilo q é tido como verdade para a empresa.

• Ritos e cerimônias: faz com que a cultura fique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com