TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo Técnico Cientifico 

Por:   •  12/8/2019  •  Artigo  •  3.755 Palavras (16 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, é notório que a gestão de pessoas com base na motivação é uma temática significativa por impactar a formação acadêmica dos alunos e com certeza, tem atraído atenção de pesquisadores, não só para publicações científicas, mas também na perspectiva de docentes, reitores e coordenadores de curso que buscam a interação entre os departamentos da unidade educacional, sendo um dos mecanismos ouvir a voz de seus alunos. O presente estudo tem como objetivo conhecer a motivação e satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Escola de Gestão e Negócios da Pontifícia Universidade Católica de Goiás como diferencial na sua formação acadêmica.

A pertinência deste trabalho estrutura-se em examinar a motivação do ambiente educacional através dos estudos motivacionais e suas respectivas teorias, tendo ciência de que a motivação é um fator fundamental para evolução da satisfação, envolvimento e comprometimento dos alunos gerando benefícios a unidade educacional e aos alunos de modo que como pessoas necessitam ser instigados na edificação de seu perfil profissional (LIMONGI FRANÇA, 2007). Ter um curso superior ou uma pós-graduação são grandes diferenciais competitivos. Hoje, com o mercado altamente competitivo e a necessidade maior de capacitação com profissionais formados capazes de ofertar várias competências simultaneamente, sendo que a formação é apenas uma delas.

Este estudo se justifica tendo em vista a importância da motivação nas atividades de ensino quando tem sido reforçada pela comunidade acadêmica e por profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia e Administração, dentre outras uma vez que numa gestão acadêmica democrática torna-se necessário conhecer e ouvir a voz de seus alunos quanto ao grau de motivação e satisfação no contexto educacional, bem como o que pode ser feito para aperfeiçoá-lo. Justifica-se ainda, pelo fato de que as teorias que procuram explicar o processo de motivação partem do princípio de que existe uma necessidade (motivo) que desencadeia uma ação, dando-lhe direção para alcançar um objetivo.

 A metodologia empregada neste estudo será de caráter exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Será realizada a revisão bibliográfica dos temas em questão, para a compreensão dos principais conceitos envolvidos, levantamento documental e realizará a pesquisa de campo através de verificações por meio de entrevistas e questionários aplicados com a direção da Escola de Gestão e Negócios, coordenadores de curso e alunos.

Esta pesquisa está estruturada no capítulo de introdução, referencial teórico, metodologia, apresentação da pesquisa, descrição e análise de dados, considerações finais e referências bibliográficas.

As informações coletadas serão exploradas buscando responder a problemática: Qual percepção do aluno em sua formação acadêmica como diferencial para o mercado de trabalho? Qual seu grau de motivação? Qual o seu nível de satisfação com o curso escolhido?

Ao final, todas as informações coletadas serão tabuladas e analisadas para construção do relatório final de cada curso da Escola de Gestão e Negócios da PUC-GO com intuito de responder as questões problematizadas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

O presente capítulo apresenta a fundamentação teórica com base na temática de Motivação e Teorias Motivacionais; Pontifícia Universidade Católica de Goiás e a Escola de Gestão e Negócios, e os propósitos do curso de Ciências Contábeis que compõe a Escola de Gestão e Negócios da PUC-GO.

A estrutura teórica abordará estudos sobre gestão estratégica de pessoas dando importância a linha de pesquisa do núcleo dando destaque a temática de Motivação detalhando cada uma das principais teorias motivacionais. Enaltecendo o perfil, satisfação, e motivação no meio acadêmico suplementando a administração da Escola de Gestão e Negócios e aos cursos que à compõe.

  GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de Pessoas é o conjunto integrado de estratégias para administrar o capital humano de uma corporação. Tendo em vista as inúmeras características, personalidade e ações que cada indivíduo possui, dentro de uma determinada organização. Tornando assim a área de Gestão de Pessoas tão importante, visto que seu foco está em administrar um conjunto de pessoas distintas, com objetivos em comum. Conforme Gil (2007, p. 15) “o fim da Administração de Recursos Humanos, só poderá ocorrer após o fim de todas as outras áreas da Administração, pois todos os demais recursos das organizações são administrados por seus recursos humanos”; mostrando mais uma vez a sua importância para uma organização. Reforçando a afirmação acima, Chiavenato (2008, p. 11) “as pessoas constituem o principal ativo de uma organização. Daí a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas para seus funcionários”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (303 Kb)   docx (694.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com