TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 5

MODELO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Nome do Aluno[1]

Nome do Professor Orientador[2]

Resumo (tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda)

O resumo deve ser de 1 parágrafo de, no máximo, 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Usar espaçamento simples, justificado, tamanho 12.


 
Palavras-chave: Modelo. Artigo. Científico. (fonte 12, negrito, alinhado à esquerda, de 3 a 6 palavras, separadas entre si, finalizadas por ponto e iniciadas com letra maiúscula.

1 INTRODUÇÃO

        Quando se pretende escrever um artigo científico, é necessário utilizar algumas regras para padronizar a escrita deste texto cuja finalidade é mostrar os resultados de um estudo que não se constitui em dissertação ou tese.

        O artigo precisa ter: título, indicação de autoria (nome do aluno e do orientador), nome do curso para o qual está apresentando o artigo científico, resumo e palavras-chave. Estes elementos são chamados pré-textuais e devem ser escritos conforme as orientações a seguir.

Optar pela fonte do texto fonte Times New Roman ou Arial. O título deverá estar no topo da página, em maiúsculas, centralizado, tamanho 12, negrito. Após o título também se pode usar um subtítulo, cuja utilização é opcional. Se utilizar subtítulo, não deve deixar espaço entre o título e o subtítulo. Este deverá ser escrito em maiúsculas e minúsculas, centralizado, tamanho 12, negrito. Ao término do título (se não houver subtítulo), devem-se deixar duas linhas em branco em tamanho 12 e inserir a autoria do texto. Caso haja subtítulo, procede-se da mesma forma, deixando duas linhas em branco antes do nome do autor. Abaixo do título, centralizado, tamanho 12, em linhas distintas, você vai inserir o seu nome (inclua uma nota de rodapé e indique sua titulação e seu e-mail) e, debaixo deste, o nome do orientador (inclua o nome e o e-mail do seu orientador).

Na sequência deixe uma linha em branco e escreva a palavra Resumo, tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Deixe uma linha em branco. O resumo deve sintetizar o objetivo, a metodologia e as considerações sobre o estudo. Na primeira frase do resumo você deverá expressar o assunto tratado. Não é aconselhável usar citações. O resumo deve ser de um (1) parágrafo de, no máximo, 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Usar espaçamento simples, justificado, tamanho 12. Dica: a escrita do resumo é a última etapa do trabalho, pois exige que você tenha conhecimento de todo o texto para sua produção. Se você tentar fazê-lo antes, é provável que não consiga elaborá-lo com a objetividade necessária. Deixe 2 linhas em branco após o resumo.

A próxima etapa é a seleção das palavras-chave (Outra dica: escolha as palavras-chave somente ao término de todo o trabalho). Após o resumo, escreva “Palavras-chave:” em tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. As palavras-chave devem ser iniciadas com letras maiúsculas estar separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Listar de 3 a 6 palavras-chave que identifiquem a área do artigo e que sintetizem sua temática. As palavras escolhidas devem priorizar a abordagem geral do tema e, na medida do possível, usando grandes áreas do conhecimento. Por exemplo: se o artigo versar sobre educação especial inclusiva e autismo, as palavras-chave poderão ser: Educação Especial. Inclusão. Autismo. Deixe 2 linhas em branco após as palavras-chave.

Após a inserção dos elementos mencionados, que devem ser pensados em momentos diferentes da ordem aqui listada), a introdução deve ser inserida no artigo. A introdução também é uma das últimas partes do artigo a ser elaborada.  Deve apresentar a contextualização, a relevância, o objetivo, a caracterização da pesquisa,

 o tema, o problema, o(s) objetivo(s), a justificativa, a metodologia e a abordagem do que será tratado na fundamentação.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Você deve ter observado que a função da introdução é informar ao leitor a respeito do conteúdo discutido no corpo do artigo. Portanto, ao longo do seção 2 e de suas subseções (2.1, 2.2, 2.2.1...) você deve apresentar para o leitor, de forma lógica, os dados e interpretações de sua pesquisa para atingir o(s) objetivo(s) proposto(s).

O artigo deve ser escrito utilizando papel A4. As margens superior e esquerda devem ter 3 cm e as margens direita e inferior devem ter 2 cm.

 O texto deve ser escrito em tamanho 12, com espaçamento 1,5cm entre linhas e alinhamento justificado. Ao iniciar cada parágrafo deve-se deixar 1.25 cm ou teclar Tab.

O artigo deverá ter um mínimo de 8 e um máximo de 12 páginas, devidamente numeradas. Todas as páginas são contadas, mas a numeração inicia apenas na segunda página. O número da página deve estar no canto superior da margem direita.

        

        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

        Nesta seção devem constar, de forma sintética, os elementos desenvolvidos ao longo do artigo (ideias essenciais do referencial teórico, da metodologia, dos resultados, da análise etc.).  

        Encerra-se o artigo comparando esses dados ao objetivo que norteou todo o estudo, destacando as reflexões do autor.

        A última seção do artigo corresponde às referências. Trata-se de uma lista de todos os documentos utilizados para elaboração do artigo. As referências seguem as regras da ABNT e devem estar em ordem alfabética, alinhada à margem esquerda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (747.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com